O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization. |
id |
FSA-3_9a505545bf36b7a9aa35142ad2be21a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2623 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital EnvironmentO presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, Rosenildo da Costa2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/262310.12819/2022.19.11.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-2562317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493582http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493583http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493584Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2623Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
title |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
spellingShingle |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment Pereira, Rosenildo da Costa |
title_short |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
title_full |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
title_fullStr |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
title_full_unstemmed |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
title_sort |
O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment |
author |
Pereira, Rosenildo da Costa |
author_facet |
Pereira, Rosenildo da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rosenildo da Costa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623 10.12819/2022.19.11.12 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.11.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493582 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493583 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905932832768 |