O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosenildo da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization.
id FSA-3_9a505545bf36b7a9aa35142ad2be21a7
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2623
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital EnvironmentO presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, Rosenildo da Costa2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/262310.12819/2022.19.11.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-2562317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493582http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493583http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493584Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2623Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
title O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
spellingShingle O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
Pereira, Rosenildo da Costa
title_short O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
title_full O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
title_fullStr O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
title_full_unstemmed O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
title_sort O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
author Pereira, Rosenildo da Costa
author_facet Pereira, Rosenildo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosenildo da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora. Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização. ABSTRACT The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action. Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623
10.12819/2022.19.11.12
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.11.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493582
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493583
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2623/491493584
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 225-256
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905932832768