“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536
Resumo: Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. 
id FSA-3_9ec4378b666d6fbd3c5f4a09cc9dcf58
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2536
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health InstitutionAdministraçãoHospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESUniversidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJINCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da SilvaSilveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCAVillardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/253610.12819/2022.19.9.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-2272317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493446http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493447http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493448http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1927http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1929http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1930Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T14:04:35Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2536Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-09-13T14:04:35Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
title “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
spellingShingle “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Administração
title_short “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
title_full “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
title_fullStr “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
title_full_unstemmed “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
title_sort “Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
author Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
author_facet Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
author_role author
author2 Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJ
INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536
10.12819/2022.19.9.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.9.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493446
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493447
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493448
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1927
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1929
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1930
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910117699584