“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536 |
Resumo: | Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. |
id |
FSA-3_9ec4378b666d6fbd3c5f4a09cc9dcf58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2536 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health InstitutionAdministraçãoHospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESUniversidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJINCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da SilvaSilveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCAVillardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/253610.12819/2022.19.9.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-2272317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493446http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493447http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493448http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1927http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1929http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1930Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T14:04:35Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2536Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-09-13T14:04:35Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
title |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
spellingShingle |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA Administração |
title_short |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
title_full |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
title_fullStr |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
title_full_unstemmed |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
title_sort |
“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution |
author |
Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA |
author_facet |
Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ |
author_role |
author |
author2 |
Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJ INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniel Gonçalves Moura; Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA Villardi, Beatriz Quiroz; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública. Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva ABSTRACT Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge. Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536 10.12819/2022.19.9.10 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.9.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493446 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493447 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2536/491493448 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1927 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1929 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2536/1930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 9, set. 2022; 199-227 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910117699584 |