O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe, Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099
Resumo: Este artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language.
id FSA-3_a684910b4c577d604994fe6a498a1600
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2099
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language TeachingLetras;EducaçãoEste artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de SergipeSobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de SergipeSantos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/209910.12819/2020.17.10.17Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-3412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492487http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492488http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492489http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2099/1393Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2099Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
title O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
spellingShingle O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe
Letras;Educação
title_short O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
title_full O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
title_fullStr O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
title_full_unstemmed O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
title_sort O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
author Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe
author_facet Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe
Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe
Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe
author_role author
author2 Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe
Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe
Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe
Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe
dc.subject.por.fl_str_mv Letras;Educação
topic Letras;Educação
description Este artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099
10.12819/2020.17.10.17
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.10.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492487
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492488
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492489
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2099/1393
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907262427136