O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language. |
id |
FSA-3_a684910b4c577d604994fe6a498a1600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2099 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language TeachingLetras;EducaçãoEste artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de SergipeSobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de SergipeSantos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/209910.12819/2020.17.10.17Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-3412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492487http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492488http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492489http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2099/1393Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2099Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
title |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
spellingShingle |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe Letras;Educação |
title_short |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
title_full |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
title_fullStr |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
title_full_unstemmed |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
title_sort |
O Aplicativo WhatsApp como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Portuguesa / The Whatsapp Application as a Pedagogical Resource in Portuguese Language Teaching |
author |
Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe |
author_facet |
Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Willamis de Santana; Universidade Federal de Sergipe Sobral, Denso André Pereira da Silva; Universidade Federal de Sergipe Santos, Willian Lima; Universidade Federal de Sergipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras;Educação |
topic |
Letras;Educação |
description |
Este artigo objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Para alcançar tal objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram exploradas abordagens que defendem a aplicabilidade dessa interface da web no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) e Moran (2000). O estudo em questão evidencia que o professor deve usar esse recurso a seu favor e buscar trabalhar com atividades que o envolva, oportunizando aos discentes momentos de interação e de diálogo. Palavras-chave: WhatsApp. Recurso Pedagógico. Língua Portuguesa. ABSTRACT This article aims to understand the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource in Portuguese language classes in high school. To achieve this goal, a qualitative research of bibliographic character was adopted, in which approaches that defend the applicability of this web interface in the process of teaching and learning the Portuguese language were explored. Therefore, it is based on authors such as Kenski (2011), Oliveira (2010), Antunes (2007) and Moran (2000). The study in question shows that the teacher should use this resource to his advantage and seek to work with activities that involve him, providing students with moments of interaction and dialogue. Keywords: WhatsApp. Pedagogical Resource. Portuguese language. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099 10.12819/2020.17.10.17 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.10.17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492487 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492488 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2099/491492489 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2099/1393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 326-341 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907262427136 |