Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de Lavras, Angélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de Lavras, Peixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de Viçosa, Barbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
DOI: 10.12819/2020.17.8.1
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844
Resumo: No Brasil, a Estrada Real é tida como “ouro” quando se trata de produto turístico, pois é o berço natural, cultural e histórico da colonização brasileira. Diante disso, o presente artigo apresenta os agentes, suas iniciativas, as conexões, além dos resultados alcançados no que diz respeito a novos usos e apropriações, resultantes do processo de ludificação da Estrada Real. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa possui natureza qualitativa, na qual se utilizou a técnica “Bola de Neve” e a “Análise de Conteúdo”. Frente aos resultados e análises, verificou-se que os agentes envolvidos diretamente no processo de ludificação da Estrada Real estão conectados em um formato organizacional, implementando iniciativas que têm gerado novos usos e apropriações, produtos e/ou bens para o mercado de simbólicos. O produto turístico “Estrada Real” vem se tornando local de vivência imaginária e bucólica, além de um destino turístico de referência nacional e internacional. Palavras-chave: Produto. Turismo. Ludificação. Formato Organizacional. ABSTRACTIn Brazil, the Royal Road is "gold" when it comes to tourist destination, once it is the natural, cultural and historic cradle of Brazilian colonization. Therefore, this paper presents the agents, their initiatives, connections, besides the results achieved with regard to new uses and appropriations resulting from the Royal Road transformation process. From a methodological point of view, the research has qualitative nature, using both the "Snowball" the "Content Analysis" scientific methods. The results and analysis showed that the agents directly involved in the Royal Road Ludification process, implement initiatives that have generated new uses and appropriations, products and/or goods to the symbolic market due to their organizational format connections. The tourist route "Royal Road has become a place of imaginary and bucolic experience, as well as a tourist destination of national and international reference. Keywords: Product. Tourism. Ludification. Organizational Designer.
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