Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2020.17.8.1 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844 |
Resumo: | No Brasil, a Estrada Real é tida como “ouro” quando se trata de produto turístico, pois é o berço natural, cultural e histórico da colonização brasileira. Diante disso, o presente artigo apresenta os agentes, suas iniciativas, as conexões, além dos resultados alcançados no que diz respeito a novos usos e apropriações, resultantes do processo de ludificação da Estrada Real. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa possui natureza qualitativa, na qual se utilizou a técnica “Bola de Neve” e a “Análise de Conteúdo”. Frente aos resultados e análises, verificou-se que os agentes envolvidos diretamente no processo de ludificação da Estrada Real estão conectados em um formato organizacional, implementando iniciativas que têm gerado novos usos e apropriações, produtos e/ou bens para o mercado de simbólicos. O produto turístico “Estrada Real” vem se tornando local de vivência imaginária e bucólica, além de um destino turístico de referência nacional e internacional. Palavras-chave: Produto. Turismo. Ludificação. Formato Organizacional. ABSTRACTIn Brazil, the Royal Road is "gold" when it comes to tourist destination, once it is the natural, cultural and historic cradle of Brazilian colonization. Therefore, this paper presents the agents, their initiatives, connections, besides the results achieved with regard to new uses and appropriations resulting from the Royal Road transformation process. From a methodological point of view, the research has qualitative nature, using both the "Snowball" the "Content Analysis" scientific methods. The results and analysis showed that the agents directly involved in the Royal Road Ludification process, implement initiatives that have generated new uses and appropriations, products and/or goods to the symbolic market due to their organizational format connections. The tourist route "Royal Road has become a place of imaginary and bucolic experience, as well as a tourist destination of national and international reference. Keywords: Product. Tourism. Ludification. Organizational Designer. |
id |
FSA-3_aaf716373769d96d72a03ffd1b5b6c71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1844 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic ProductAdministraçãoNo Brasil, a Estrada Real é tida como “ouro” quando se trata de produto turístico, pois é o berço natural, cultural e histórico da colonização brasileira. Diante disso, o presente artigo apresenta os agentes, suas iniciativas, as conexões, além dos resultados alcançados no que diz respeito a novos usos e apropriações, resultantes do processo de ludificação da Estrada Real. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa possui natureza qualitativa, na qual se utilizou a técnica “Bola de Neve” e a “Análise de Conteúdo”. Frente aos resultados e análises, verificou-se que os agentes envolvidos diretamente no processo de ludificação da Estrada Real estão conectados em um formato organizacional, implementando iniciativas que têm gerado novos usos e apropriações, produtos e/ou bens para o mercado de simbólicos. O produto turístico “Estrada Real” vem se tornando local de vivência imaginária e bucólica, além de um destino turístico de referência nacional e internacional. Palavras-chave: Produto. Turismo. Ludificação. Formato Organizacional. ABSTRACTIn Brazil, the Royal Road is "gold" when it comes to tourist destination, once it is the natural, cultural and historic cradle of Brazilian colonization. Therefore, this paper presents the agents, their initiatives, connections, besides the results achieved with regard to new uses and appropriations resulting from the Royal Road transformation process. From a methodological point of view, the research has qualitative nature, using both the "Snowball" the "Content Analysis" scientific methods. The results and analysis showed that the agents directly involved in the Royal Road Ludification process, implement initiatives that have generated new uses and appropriations, products and/or goods to the symbolic market due to their organizational format connections. The tourist route "Royal Road has become a place of imaginary and bucolic experience, as well as a tourist destination of national and international reference. Keywords: Product. Tourism. Ludification. Organizational Designer.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas GeraisMendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de LavrasSilva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de LavrasAngélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de LavrasPeixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de ViçosaBarbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/184410.12819/2020.17.8.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 3-19Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 3-192317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492382http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492383http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492384http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1844/1061Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T20:59:34Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1844Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-09-28T20:59:34Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
title |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
spellingShingle |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras Administração Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras Administração |
title_short |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
title_full |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
title_fullStr |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
title_full_unstemmed |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
title_sort |
Ludificação do Território Estrada Real em Produto Turístico / Ludification of the Royal Road Touristic Product |
author |
Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras |
author_facet |
Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras Silva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de Lavras Angélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de Lavras Peixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de Viçosa Barbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) Silva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de Lavras Angélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de Lavras Peixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de Viçosa Barbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de Lavras Angélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de Lavras Peixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de Viçosa Barbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Maria Cristina Angélico; UFLA - Universidade Federal de Lavras Silva, Stefânea de Santa Anna; UFLA - Universidade Federal de Lavras Angélico, Giulia Oliveira; UFLA - Universidade Federal de Lavras Peixoto, Maria Gabriela Mendonça; UFV - Universidade Federal de Viçosa Barbosa, Déborah Mara Siade; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
No Brasil, a Estrada Real é tida como “ouro” quando se trata de produto turístico, pois é o berço natural, cultural e histórico da colonização brasileira. Diante disso, o presente artigo apresenta os agentes, suas iniciativas, as conexões, além dos resultados alcançados no que diz respeito a novos usos e apropriações, resultantes do processo de ludificação da Estrada Real. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa possui natureza qualitativa, na qual se utilizou a técnica “Bola de Neve” e a “Análise de Conteúdo”. Frente aos resultados e análises, verificou-se que os agentes envolvidos diretamente no processo de ludificação da Estrada Real estão conectados em um formato organizacional, implementando iniciativas que têm gerado novos usos e apropriações, produtos e/ou bens para o mercado de simbólicos. O produto turístico “Estrada Real” vem se tornando local de vivência imaginária e bucólica, além de um destino turístico de referência nacional e internacional. Palavras-chave: Produto. Turismo. Ludificação. Formato Organizacional. ABSTRACTIn Brazil, the Royal Road is "gold" when it comes to tourist destination, once it is the natural, cultural and historic cradle of Brazilian colonization. Therefore, this paper presents the agents, their initiatives, connections, besides the results achieved with regard to new uses and appropriations resulting from the Royal Road transformation process. From a methodological point of view, the research has qualitative nature, using both the "Snowball" the "Content Analysis" scientific methods. The results and analysis showed that the agents directly involved in the Royal Road Ludification process, implement initiatives that have generated new uses and appropriations, products and/or goods to the symbolic market due to their organizational format connections. The tourist route "Royal Road has become a place of imaginary and bucolic experience, as well as a tourist destination of national and international reference. Keywords: Product. Tourism. Ludification. Organizational Designer. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844 10.12819/2020.17.8.1 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.8.1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492382 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492383 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1844/491492384 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1844/1061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 3-19 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 3-19 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181229178388480 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2020.17.8.1 |