A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414 |
Resumo: | Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução dos saberes docentes, analisando aespecificidade dos saberes necessários para aconstrução da formação docente. Tratase de umapesquisa bibliográfica, cujo referencial teóricosedimentase nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada. |
id |
FSA-3_bbf9c8905470db2fc13d3a259fb3bfff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/414 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The KnowledgeEste estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução dos saberes docentes, analisando aespecificidade dos saberes necessários para aconstrução da formação docente. Tratase de umapesquisa bibliográfica, cujo referencial teóricosedimentase nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 20072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414/212Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:09:52Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/414Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:09:52Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
title |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
spellingShingle |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
title_full |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
title_fullStr |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
title_full_unstemmed |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
title_sort |
A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge |
author |
Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução dos saberes docentes, analisando aespecificidade dos saberes necessários para aconstrução da formação docente. Tratase de umapesquisa bibliográfica, cujo referencial teóricosedimentase nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414/212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907140792320 |