A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414
Resumo: Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução  dos  saberes  docentes,  analisando  aespecificidade  dos  saberes  necessários  para  aconstrução da formação docente. Trata­se de umapesquisa  bibliográfica,  cujo  referencial  teóricosedimenta­se nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.
id FSA-3_bbf9c8905470db2fc13d3a259fb3bfff
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/414
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The KnowledgeEste estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução  dos  saberes  docentes,  analisando  aespecificidade  dos  saberes  necessários  para  aconstrução da formação docente. Trata­se de umapesquisa  bibliográfica,  cujo  referencial  teóricosedimenta­se nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 20072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414/212Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:09:52Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/414Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:09:52Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
title A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
spellingShingle A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho
title_short A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
title_full A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
title_fullStr A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
title_full_unstemmed A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
title_sort A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
author Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Isbael Emídio de; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução  dos  saberes  docentes,  analisando  aespecificidade  dos  saberes  necessários  para  aconstrução da formação docente. Trata­se de umapesquisa  bibliográfica,  cujo  referencial  teóricosedimenta­se nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/414/212
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907140792320