A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415
Resumo: Este  artigo  tem  como  objetivo  refletir  sobre  aformação dos professores universitários e os saberespara ensinar, cujos referenciais para balizar a análisedos  dados  foram Tardif; Claude  Lessard  e  Lahoye(1991), Nóvoa (1992), Tardif e Gautier (1995), Nunes(2001), Caldeira(1995), Carvalho  (1998), Masetto(1998),  dentre  outros. Trata­se  do  recorte  de  umapesquisa do tipo qualitativo que tem como sujeitosprofessores  universitários  de  diferentes  cursos  daUniversidade Federal do Piauí, campus Ministro ReisVeloso em Parnaíba ­ Piauí sobre suas práticas docentese  a  construção  dos  saberes  para  ensinar,  cujosresaltados  revelaram  a  necessidade  dos  docentesadquirirem os saberes curriculares, disciplinares, daexperiência  pedagógica  para  desenvolver  o  seutrabalho com competência.
id FSA-3_70c38645dc01a826280ce52e3874ed8d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/415
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For TeachingEste  artigo  tem  como  objetivo  refletir  sobre  aformação dos professores universitários e os saberespara ensinar, cujos referenciais para balizar a análisedos  dados  foram Tardif; Claude  Lessard  e  Lahoye(1991), Nóvoa (1992), Tardif e Gautier (1995), Nunes(2001), Caldeira(1995), Carvalho  (1998), Masetto(1998),  dentre  outros. Trata­se  do  recorte  de  umapesquisa do tipo qualitativo que tem como sujeitosprofessores  universitários  de  diferentes  cursos  daUniversidade Federal do Piauí, campus Ministro ReisVeloso em Parnaíba ­ Piauí sobre suas práticas docentese  a  construção  dos  saberes  para  ensinar,  cujosresaltados  revelaram  a  necessidade  dos  docentesadquirirem os saberes curriculares, disciplinares, daexperiência  pedagógica  para  desenvolver  o  seutrabalho com competência.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 20072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415/213Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:09:52Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/415Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:09:52Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
title A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
spellingShingle A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho
title_short A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
title_full A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
title_fullStr A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
title_full_unstemmed A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
title_sort A Formação Dos Professores Universitários E Os Saberes Para Ensinar / Training the University Teachers And The Knowledge For Teaching
author Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Beserra, Maria Perpétua do Socorro; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este  artigo  tem  como  objetivo  refletir  sobre  aformação dos professores universitários e os saberespara ensinar, cujos referenciais para balizar a análisedos  dados  foram Tardif; Claude  Lessard  e  Lahoye(1991), Nóvoa (1992), Tardif e Gautier (1995), Nunes(2001), Caldeira(1995), Carvalho  (1998), Masetto(1998),  dentre  outros. Trata­se  do  recorte  de  umapesquisa do tipo qualitativo que tem como sujeitosprofessores  universitários  de  diferentes  cursos  daUniversidade Federal do Piauí, campus Ministro ReisVeloso em Parnaíba ­ Piauí sobre suas práticas docentese  a  construção  dos  saberes  para  ensinar,  cujosresaltados  revelaram  a  necessidade  dos  docentesadquirirem os saberes curriculares, disciplinares, daexperiência  pedagógica  para  desenvolver  o  seutrabalho com competência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/415/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908811173888