Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lós, Djalma Rodolfo da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Luísa Nascimento, Rita, Luciana Peixoto Santa; Universidade Federal de Alagoas, Santos, Anderson Moreira Aristides dos, Guimarães, Rodrigo Gameiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485
Resumo: As políticas públicas de expansão do acesso e qualidade do ensino superior no Brasil tiveram marco a partir do ano de 2003. Uma das políticas desenvolvidas com este objetivo foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, conhecido como REUNI. Nos anos de 2008 a 2012 foram empenhados 4,2 bilhões de reais para atender os objetivos do programa que continham, entre eles, o aumento de vagas e a otimização de recursos estruturais e humanos nas universidades. Este artigo visa avaliar a eficiência técnica de 15 universidades selecionadas da região nordeste do Brasil, por meio de Análise Envoltória de Dados no modelo BCC, observando a relação entre os recursos utilizados pelas instituições e os resultados obtidos nos indicadores de taxa de sucesso na graduação (TSG) e na relação aluno x professor (RAP) nos anos de 2009 a 2012. A pesquisa é classificada metodologicamente como descritiva e se deu através da análise de dados secundários obtidos através do sistema SIOP e relatórios de gestão das universidades. Os resultados demonstraram as universidades com os melhores desempenhos, com destaque para UFAL, UFPE e UFRN que foram as únicas a alcançar a fronteira de eficiência composta normalizada. Também foi possível identificar as universidades menos eficientes de cada ano e quais as melhorias necessárias para que possam atingir a fronteira de eficiência. Além disso, foi possível constatar um crescimento gradual da RAP durante os anos, porém, o mesmo não ocorreu com a TSG. Palavras-chave: Eficiência. Políticas Públicas. Ensino Superior. REUNI. ABSTRACT Public policies to expand access to and quality of higher education in Brazil started in 2003. One of the policies developed with this objective in mind was the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities, known as REUNI. In the years 2008 to 2012, 4.2 billion were spent to reach the program's objectives, which included, among them, increasing vacancies and optimizing structural and human resources at universities. This article aims to evaluate the technical efficiency of 15 selected universities in the northeast region of Brazil, through Data Envelopment Analysis in the BCC model, observing the link between the resources used by the institutions and the results obtained in the graduation success rate indicators (TSG) and in the student per teacher rate (RAP) in the years 2009 to 2012. The research is methodologically classified as descriptive and took place through the analysis of secondary data obtained through the SIOP system and university management reports. The results showed the universities with the best performances, especially UFAL, UFPE and UFRN, which were the only ones to reach the normalized composite efficiency frontier. It was also possible to identify the least efficient universities of each year and what improvements are necessary so that they can reach the efficiency frontier. In addition, it was possible to observe a gradual growth of the RAP over the years, however, the same did not occur with the TSG. Keywords: Efficiency. Public Policy. Higher Education. REUNI.
id FSA-3_cd60b1956a89219b694e195e73d8dc15
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2485
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal UniversitiesAdministração; Administração PúblicaAs políticas públicas de expansão do acesso e qualidade do ensino superior no Brasil tiveram marco a partir do ano de 2003. Uma das políticas desenvolvidas com este objetivo foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, conhecido como REUNI. Nos anos de 2008 a 2012 foram empenhados 4,2 bilhões de reais para atender os objetivos do programa que continham, entre eles, o aumento de vagas e a otimização de recursos estruturais e humanos nas universidades. Este artigo visa avaliar a eficiência técnica de 15 universidades selecionadas da região nordeste do Brasil, por meio de Análise Envoltória de Dados no modelo BCC, observando a relação entre os recursos utilizados pelas instituições e os resultados obtidos nos indicadores de taxa de sucesso na graduação (TSG) e na relação aluno x professor (RAP) nos anos de 2009 a 2012. A pesquisa é classificada metodologicamente como descritiva e se deu através da análise de dados secundários obtidos através do sistema SIOP e relatórios de gestão das universidades. Os resultados demonstraram as universidades com os melhores desempenhos, com destaque para UFAL, UFPE e UFRN que foram as únicas a alcançar a fronteira de eficiência composta normalizada. Também foi possível identificar as universidades menos eficientes de cada ano e quais as melhorias necessárias para que possam atingir a fronteira de eficiência. Além disso, foi possível constatar um crescimento gradual da RAP durante os anos, porém, o mesmo não ocorreu com a TSG. Palavras-chave: Eficiência. Políticas Públicas. Ensino Superior. REUNI. ABSTRACT Public policies to expand access to and quality of higher education in Brazil started in 2003. One of the policies developed with this objective in mind was the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities, known as REUNI. In the years 2008 to 2012, 4.2 billion were spent to reach the program's objectives, which included, among them, increasing vacancies and optimizing structural and human resources at universities. This article aims to evaluate the technical efficiency of 15 selected universities in the northeast region of Brazil, through Data Envelopment Analysis in the BCC model, observing the link between the resources used by the institutions and the results obtained in the graduation success rate indicators (TSG) and in the student per teacher rate (RAP) in the years 2009 to 2012. The research is methodologically classified as descriptive and took place through the analysis of secondary data obtained through the SIOP system and university management reports. The results showed the universities with the best performances, especially UFAL, UFPE and UFRN, which were the only ones to reach the normalized composite efficiency frontier. It was also possible to identify the least efficient universities of each year and what improvements are necessary so that they can reach the efficiency frontier. In addition, it was possible to observe a gradual growth of the RAP over the years, however, the same did not occur with the TSG. Keywords: Efficiency. Public Policy. Higher Education. REUNI.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Lós, Djalma Rodolfo da SilvaOliveira, Luísa NascimentoRita, Luciana Peixoto Santa; Universidade Federal de AlagoasSantos, Anderson Moreira Aristides dosGuimarães, Rodrigo Gameiro2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/248510.12819/2022.19.7.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 186-210Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 186-2102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493358http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493359http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493360http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2485/1881http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2485/1895Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T21:03:03Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2485Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-24T21:03:03Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
title Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
spellingShingle Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
Lós, Djalma Rodolfo da Silva
Administração; Administração Pública
title_short Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
title_full Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
title_fullStr Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
title_full_unstemmed Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
title_sort Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
author Lós, Djalma Rodolfo da Silva
author_facet Lós, Djalma Rodolfo da Silva
Oliveira, Luísa Nascimento
Rita, Luciana Peixoto Santa; Universidade Federal de Alagoas
Santos, Anderson Moreira Aristides dos
Guimarães, Rodrigo Gameiro
author_role author
author2 Oliveira, Luísa Nascimento
Rita, Luciana Peixoto Santa; Universidade Federal de Alagoas
Santos, Anderson Moreira Aristides dos
Guimarães, Rodrigo Gameiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lós, Djalma Rodolfo da Silva
Oliveira, Luísa Nascimento
Rita, Luciana Peixoto Santa; Universidade Federal de Alagoas
Santos, Anderson Moreira Aristides dos
Guimarães, Rodrigo Gameiro
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Administração Pública
topic Administração; Administração Pública
description As políticas públicas de expansão do acesso e qualidade do ensino superior no Brasil tiveram marco a partir do ano de 2003. Uma das políticas desenvolvidas com este objetivo foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, conhecido como REUNI. Nos anos de 2008 a 2012 foram empenhados 4,2 bilhões de reais para atender os objetivos do programa que continham, entre eles, o aumento de vagas e a otimização de recursos estruturais e humanos nas universidades. Este artigo visa avaliar a eficiência técnica de 15 universidades selecionadas da região nordeste do Brasil, por meio de Análise Envoltória de Dados no modelo BCC, observando a relação entre os recursos utilizados pelas instituições e os resultados obtidos nos indicadores de taxa de sucesso na graduação (TSG) e na relação aluno x professor (RAP) nos anos de 2009 a 2012. A pesquisa é classificada metodologicamente como descritiva e se deu através da análise de dados secundários obtidos através do sistema SIOP e relatórios de gestão das universidades. Os resultados demonstraram as universidades com os melhores desempenhos, com destaque para UFAL, UFPE e UFRN que foram as únicas a alcançar a fronteira de eficiência composta normalizada. Também foi possível identificar as universidades menos eficientes de cada ano e quais as melhorias necessárias para que possam atingir a fronteira de eficiência. Além disso, foi possível constatar um crescimento gradual da RAP durante os anos, porém, o mesmo não ocorreu com a TSG. Palavras-chave: Eficiência. Políticas Públicas. Ensino Superior. REUNI. ABSTRACT Public policies to expand access to and quality of higher education in Brazil started in 2003. One of the policies developed with this objective in mind was the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities, known as REUNI. In the years 2008 to 2012, 4.2 billion were spent to reach the program's objectives, which included, among them, increasing vacancies and optimizing structural and human resources at universities. This article aims to evaluate the technical efficiency of 15 selected universities in the northeast region of Brazil, through Data Envelopment Analysis in the BCC model, observing the link between the resources used by the institutions and the results obtained in the graduation success rate indicators (TSG) and in the student per teacher rate (RAP) in the years 2009 to 2012. The research is methodologically classified as descriptive and took place through the analysis of secondary data obtained through the SIOP system and university management reports. The results showed the universities with the best performances, especially UFAL, UFPE and UFRN, which were the only ones to reach the normalized composite efficiency frontier. It was also possible to identify the least efficient universities of each year and what improvements are necessary so that they can reach the efficiency frontier. In addition, it was possible to observe a gradual growth of the RAP over the years, however, the same did not occur with the TSG. Keywords: Efficiency. Public Policy. Higher Education. REUNI.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485
10.12819/2022.19.7.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.7.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493358
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493359
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485/491493360
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2485/1881
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2485/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 186-210
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 186-210
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910700707840