Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2485 |
Resumo: | As políticas públicas de expansão do acesso e qualidade do ensino superior no Brasil tiveram marco a partir do ano de 2003. Uma das políticas desenvolvidas com este objetivo foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, conhecido como REUNI. Nos anos de 2008 a 2012 foram empenhados 4,2 bilhões de reais para atender os objetivos do programa que continham, entre eles, o aumento de vagas e a otimização de recursos estruturais e humanos nas universidades. Este artigo visa avaliar a eficiência técnica de 15 universidades selecionadas da região nordeste do Brasil, por meio de Análise Envoltória de Dados no modelo BCC, observando a relação entre os recursos utilizados pelas instituições e os resultados obtidos nos indicadores de taxa de sucesso na graduação (TSG) e na relação aluno x professor (RAP) nos anos de 2009 a 2012. A pesquisa é classificada metodologicamente como descritiva e se deu através da análise de dados secundários obtidos através do sistema SIOP e relatórios de gestão das universidades. Os resultados demonstraram as universidades com os melhores desempenhos, com destaque para UFAL, UFPE e UFRN que foram as únicas a alcançar a fronteira de eficiência composta normalizada. Também foi possível identificar as universidades menos eficientes de cada ano e quais as melhorias necessárias para que possam atingir a fronteira de eficiência. Além disso, foi possível constatar um crescimento gradual da RAP durante os anos, porém, o mesmo não ocorreu com a TSG. Palavras-chave: Eficiência. Políticas Públicas. Ensino Superior. REUNI. ABSTRACT Public policies to expand access to and quality of higher education in Brazil started in 2003. One of the policies developed with this objective in mind was the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities, known as REUNI. In the years 2008 to 2012, 4.2 billion were spent to reach the program's objectives, which included, among them, increasing vacancies and optimizing structural and human resources at universities. This article aims to evaluate the technical efficiency of 15 selected universities in the northeast region of Brazil, through Data Envelopment Analysis in the BCC model, observing the link between the resources used by the institutions and the results obtained in the graduation success rate indicators (TSG) and in the student per teacher rate (RAP) in the years 2009 to 2012. The research is methodologically classified as descriptive and took place through the analysis of secondary data obtained through the SIOP system and university management reports. The results showed the universities with the best performances, especially UFAL, UFPE and UFRN, which were the only ones to reach the normalized composite efficiency frontier. It was also possible to identify the least efficient universities of each year and what improvements are necessary so that they can reach the efficiency frontier. In addition, it was possible to observe a gradual growth of the RAP over the years, however, the same did not occur with the TSG. Keywords: Efficiency. Public Policy. Higher Education. REUNI. |
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