Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. |
id |
FSA-3_d62d66935d8c14d2f46e2a4ed345a597 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2543 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic EducationFormação Continuada; TICs; Gestão EscolarEsta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/254310.12819/2022.19.8.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-2512317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493399http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493400http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493401http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2543/1940Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2543Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
title |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
spellingShingle |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar |
title_short |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
title_full |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
title_fullStr |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
title_sort |
Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education |
author |
Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação |
author_facet |
Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar |
topic |
Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543 10.12819/2022.19.8.11 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.8.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493399 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493400 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493401 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2543/1940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909599703040 |