O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortolan, Lucas de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Possari, Daniel Souza, Paes, Victor Gabriel, Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Pereira, Fernando Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071
Resumo: Os padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores.  ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training.
id FSA-3_e25e3cb66e8fbe8a8ae24b39d7d67ec4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2071
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future TeachersEducação; EnsinoOs padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores.  ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Ortolan, Lucas de SouzaPossari, Daniel SouzaPaes, Victor GabrielGalego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo MineiroPereira, Fernando Lourenço2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/207110.12819/2020.17.8.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-1722317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492402http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492403http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492404http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1362http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1363Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T20:59:34Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2071Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-09-28T20:59:34Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
title O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
spellingShingle O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
Ortolan, Lucas de Souza
Educação; Ensino
title_short O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
title_full O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
title_fullStr O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
title_full_unstemmed O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
title_sort O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
author Ortolan, Lucas de Souza
author_facet Ortolan, Lucas de Souza
Possari, Daniel Souza
Paes, Victor Gabriel
Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pereira, Fernando Lourenço
author_role author
author2 Possari, Daniel Souza
Paes, Victor Gabriel
Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pereira, Fernando Lourenço
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortolan, Lucas de Souza
Possari, Daniel Souza
Paes, Victor Gabriel
Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pereira, Fernando Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino
topic Educação; Ensino
description Os padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores.  ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071
10.12819/2020.17.8.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.8.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492402
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492403
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492404
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1362
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1363
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905903472640