O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071 |
Resumo: | Os padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores. ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training. |
id |
FSA-3_e25e3cb66e8fbe8a8ae24b39d7d67ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2071 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future TeachersEducação; EnsinoOs padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores. ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Ortolan, Lucas de SouzaPossari, Daniel SouzaPaes, Victor GabrielGalego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo MineiroPereira, Fernando Lourenço2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/207110.12819/2020.17.8.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-1722317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492402http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492403http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492404http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1362http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1363Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T20:59:34Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2071Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-09-28T20:59:34Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
title |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
spellingShingle |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers Ortolan, Lucas de Souza Educação; Ensino |
title_short |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
title_full |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
title_fullStr |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
title_full_unstemmed |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
title_sort |
O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores / The Use of Derrogatory Expressions in Relation to Gender and Sexuality in the Perspective of Future Teachers |
author |
Ortolan, Lucas de Souza |
author_facet |
Ortolan, Lucas de Souza Possari, Daniel Souza Paes, Victor Gabriel Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pereira, Fernando Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Possari, Daniel Souza Paes, Victor Gabriel Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pereira, Fernando Lourenço |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortolan, Lucas de Souza Possari, Daniel Souza Paes, Victor Gabriel Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pereira, Fernando Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino |
topic |
Educação; Ensino |
description |
Os padrões heteronormativos são prevalentes nas sociedades contemporâneas, em especial no contexto brasileiro. Esses padrões podem acarretar uma subjugação de outros, produzindo a propagação de preconceitos mascarados em forma de expressões e piadas em relação a gênero e sexualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar futuros professores, usando como metodologia oficinas dinamizadas, realizadas com os licenciandos dos cursos de ciências biológicas, química, física e matemática do ICENE/UFTM, nas quais foram coletadas as percepções dos sujeitos em relação ao gênero e a sexualidade a partir de expressões linguísticas utilizas em contextos diversos. Os resultados podemos indicaram um posicionamento contrário ao uso de expressões pejorativas em qualquer contexto da sociedade, sobretudo o escolar, e que o tratamento de conceitos relativos à diversidade sexual deve ocorrer de forma cuidados e não estereotipada. Constatou-se que os futuros professores e todos os profissionais da educação precisam de conhecimentos acerca da educação para a sexualidade, tanto durante sua formação inicial quanto na continuada, para que possam efetivamente lidar com as discriminações e preconceitos que ainda são perpetuados contra comportamentos e atitudes não heteronormativas. Palavras-Chave: Sexualidade. Piadas de Gênero. Formação Inicial de Professores. ABSTRACT Heteronormative patterns are prevalent in contemporary societies, especially in the Brazilian context. These patterns can lead to a subjugation of others, producing the spread of masked prejudices in the form of expressions and jokes about gender and sexuality. In this sense, the objective of this work was to sensitize future teachers, using as methodology dynamic workshops, held with the graduates of the biological sciences, chemistry, physics and mathematics courses at ICENE / UFTM, in which the subjects' perceptions regarding gender were collected. and sexuality based on linguistic expressions used in different contexts. The results can indicate a position contrary to the use of pejorative expressions in any context of society, especially the school, and that the treatment of concepts related to sexual diversity must occur in a careful and not stereotyped way. It was found that future teachers and all education professionals need knowledge about sexuality education, both during their initial and continuing education, so that they can effectively deal with the discrimination and prejudices that are still perpetuated against behaviors and attitudes non-heteronormative. KEYWORDS: Sexuality. Gender Jokes. Initial Teacher Training. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071 10.12819/2020.17.8.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.8.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492402 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492403 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2071/491492404 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1362 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2071/1363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, ago. 2020; 149-172 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905903472640 |