A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473 |
Resumo: | Este artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana. ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. |
id |
FSA-3_e41e6071558afa4755c71cc152276d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2473 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow WallpaperComunicação; Semiótica; PsicologiaEste artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana. ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina GrandeDantas, Ítalo José de MedeirosCordeiro, Ramon Bastos2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/247310.12819/2022.19.6.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-892317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493284Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-21T18:57:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2473Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-21T18:57:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
title |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
spellingShingle |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande Comunicação; Semiótica; Psicologia |
title_short |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
title_full |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
title_fullStr |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
title_full_unstemmed |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
title_sort |
A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper |
author |
Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande |
author_facet |
Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande Dantas, Ítalo José de Medeiros Cordeiro, Ramon Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Ítalo José de Medeiros Cordeiro, Ramon Bastos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande Dantas, Ítalo José de Medeiros Cordeiro, Ramon Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Semiótica; Psicologia |
topic |
Comunicação; Semiótica; Psicologia |
description |
Este artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana. ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473 10.12819/2022.19.6.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.6.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493282 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493283 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905360310272 |