A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dantas, Ítalo José de Medeiros, Cordeiro, Ramon Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473
Resumo: Este artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana.  ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. 
id FSA-3_e41e6071558afa4755c71cc152276d3d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2473
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow WallpaperComunicação; Semiótica; PsicologiaEste artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana.  ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina GrandeDantas, Ítalo José de MedeirosCordeiro, Ramon Bastos2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/247310.12819/2022.19.6.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-892317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493284Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-21T18:57:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2473Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-21T18:57:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
title A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
spellingShingle A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande
Comunicação; Semiótica; Psicologia
title_short A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
title_full A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
title_fullStr A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
title_full_unstemmed A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
title_sort A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
author Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande
author_facet Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande
Dantas, Ítalo José de Medeiros
Cordeiro, Ramon Bastos
author_role author
author2 Dantas, Ítalo José de Medeiros
Cordeiro, Ramon Bastos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Assis Peres; Universidade Federal de Campina Grande
Dantas, Ítalo José de Medeiros
Cordeiro, Ramon Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Semiótica; Psicologia
topic Comunicação; Semiótica; Psicologia
description Este artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo. Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana.  ABSTRACT This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper. Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473
10.12819/2022.19.6.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.6.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493282
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493283
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2473/491493284
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 72-89
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905360310272