O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Lauisa Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Andreina Del Carmen Camero de, Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA, Gomes, Daniela de Souza, Villarta-Neder, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446
Resumo: A Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho.    ABSTRACT   The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses.  Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. 
id FSA-3_f00d7d70b80a887ddaf5f17b198b8054
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/446
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSESA Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho.    ABSTRACT   The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses.  Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pinto, Lauisa BarbosaLima, Andreina Del Carmen Camero deLobato, Christiane Batista de Paulo; UFLAGomes, Daniela de SouzaVillarta-Neder, Marco Antonio2014-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-702317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446/349Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-01T17:03:20Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/446Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-07-01T17:03:20Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
title O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
spellingShingle O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
Pinto, Lauisa Barbosa
title_short O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
title_full O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
title_fullStr O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
title_full_unstemmed O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
title_sort O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
author Pinto, Lauisa Barbosa
author_facet Pinto, Lauisa Barbosa
Lima, Andreina Del Carmen Camero de
Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA
Gomes, Daniela de Souza
Villarta-Neder, Marco Antonio
author_role author
author2 Lima, Andreina Del Carmen Camero de
Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA
Gomes, Daniela de Souza
Villarta-Neder, Marco Antonio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Lauisa Barbosa
Lima, Andreina Del Carmen Camero de
Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA
Gomes, Daniela de Souza
Villarta-Neder, Marco Antonio
dc.subject.none.fl_str_mv
description A Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho.    ABSTRACT   The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses.  Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446/349
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906790567936