O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446 |
Resumo: | A Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho. ABSTRACT The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses. Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. |
id |
FSA-3_f00d7d70b80a887ddaf5f17b198b8054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/446 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSESA Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho. ABSTRACT The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses. Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pinto, Lauisa BarbosaLima, Andreina Del Carmen Camero deLobato, Christiane Batista de Paulo; UFLAGomes, Daniela de SouzaVillarta-Neder, Marco Antonio2014-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-702317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446/349Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-01T17:03:20Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/446Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-07-01T17:03:20Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
title |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
spellingShingle |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES Pinto, Lauisa Barbosa |
title_short |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
title_full |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
title_fullStr |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
title_full_unstemmed |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
title_sort |
O JOGO DE IMAGENS NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PROCESSOS SELETIVOS BANCÁRIOS: DO QUE VOCÊ É FEITO? / SET OF IMAGES IN THE SPEECH OF THE ADVERTISEMENTS OF BANK SELECTION PROCESSES |
author |
Pinto, Lauisa Barbosa |
author_facet |
Pinto, Lauisa Barbosa Lima, Andreina Del Carmen Camero de Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA Gomes, Daniela de Souza Villarta-Neder, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Andreina Del Carmen Camero de Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA Gomes, Daniela de Souza Villarta-Neder, Marco Antonio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Lauisa Barbosa Lima, Andreina Del Carmen Camero de Lobato, Christiane Batista de Paulo; UFLA Gomes, Daniela de Souza Villarta-Neder, Marco Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental. Palavras-chave: Análise do discurso; Propaganda Bancária; Sofrimento no Trabalho. ABSTRACT The discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses. Keywords: Discourse Analysis; Bank Advertisements; Working Suffer. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/446/349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 51-70 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906790567936 |