Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual e coletiva. Crianças de todas as idades e culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese prolonga e permanece na vida adulta possibilitando aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde entender o brincar é fundamentalmente uma atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar suas emoções e resolver problemas, ou seja, ainfluência do brincar é considerada como um instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança. |
id |
FSA-3_f38b64b87debd267544f297a756d81cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/428 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective AnalysisO presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual e coletiva. Crianças de todas as idades e culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese prolonga e permanece na vida adulta possibilitando aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde entender o brincar é fundamentalmente uma atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar suas emoções e resolver problemas, ou seja, ainfluência do brincar é considerada como um instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Gomes, Tiago Pereira; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 20092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428/207Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T21:59:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/428Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T21:59:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
title |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
spellingShingle |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis Gomes, Tiago Pereira; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
title_full |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
title_fullStr |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
title_full_unstemmed |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
title_sort |
Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis |
author |
Gomes, Tiago Pereira; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Gomes, Tiago Pereira; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Tiago Pereira; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual e coletiva. Crianças de todas as idades e culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese prolonga e permanece na vida adulta possibilitando aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde entender o brincar é fundamentalmente uma atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar suas emoções e resolver problemas, ou seja, ainfluência do brincar é considerada como um instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909004111872 |