Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428
Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual  e  coletiva. Crianças  de  todas  as  idades  e  culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese  prolonga  e  permanece  na  vida  adulta  possibilitando  aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde  entender  o  brincar  é  fundamentalmente  uma  atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar  suas  emoções  e  resolver  problemas,  ou  seja,  ainfluência  do  brincar  é  considerada  como  um  instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.
id FSA-3_f38b64b87debd267544f297a756d81cb
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/428
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective AnalysisO presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual  e  coletiva. Crianças  de  todas  as  idades  e  culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese  prolonga  e  permanece  na  vida  adulta  possibilitando  aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde  entender  o  brincar  é  fundamentalmente  uma  atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar  suas  emoções  e  resolver  problemas,  ou  seja,  ainfluência  do  brincar  é  considerada  como  um  instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 20092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428/207Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T21:59:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/428Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T21:59:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
title Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
spellingShingle Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho
title_short Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
title_full Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
title_fullStr Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
title_full_unstemmed Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
title_sort Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
author Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Tiago  Pereira; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual  e  coletiva. Crianças  de  todas  as  idades  e  culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese  prolonga  e  permanece  na  vida  adulta  possibilitando  aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde  entender  o  brincar  é  fundamentalmente  uma  atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar  suas  emoções  e  resolver  problemas,  ou  seja,  ainfluência  do  brincar  é  considerada  como  um  instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/428/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909004111872