O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra da Conceição Donato
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diel, Jaqueline Sandra, Pinheiro, Kelen Aparecida Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124
Resumo: O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido com crianças na faixa etária de (4 e 5 anos) Fase – II, realizado em uma escola de educação infantil de Sinop-MT. Visando contribuir sobre o brincar heurístico. Diversas inquietações me levaram as seguintes questões? Qual o tipo de brinquedo preferido de uma criança? Quais as possíveis relações estabelecidas neste espaço do brincar entre adulto e criança. O interesse por esse tema começou durante a observação nas brincadeiras propostas, com brinquedos industrializados, nas quais, o faz de contas, as brincadeiras dirigidas e com regras, instigavam a imaginação. As propostas estabelecidas no cotidiano da instituição para as crianças durante o processo, o brincar heurístico foram evidenciadas durante as observações, assim, possibilitando a elas variadas versões com um único objeto, e através deste, chegaram às suas próprias conclusões e a novas descobertas. Percebemos que a criatividade das crianças vai muito além e, com estas brincadeiras, a criança torna-se um ser pensante, estimulando-a para as mais diversas possibilidades de brincar. É importante ressaltar que no brincar heurístico, o planejamento e a organização do espaço são fundamentais, tornando-o enriquecedor, por sua vez, desafiador, respeitando as interações entre as crianças com as variadas possibilidades de aprendizagem.
id VERACRUZ-0_37f2342443c02142e9482030b90a6b41
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17124
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in PlayCriançaBrinquedoBrincarHeurísticoO presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido com crianças na faixa etária de (4 e 5 anos) Fase – II, realizado em uma escola de educação infantil de Sinop-MT. Visando contribuir sobre o brincar heurístico. Diversas inquietações me levaram as seguintes questões? Qual o tipo de brinquedo preferido de uma criança? Quais as possíveis relações estabelecidas neste espaço do brincar entre adulto e criança. O interesse por esse tema começou durante a observação nas brincadeiras propostas, com brinquedos industrializados, nas quais, o faz de contas, as brincadeiras dirigidas e com regras, instigavam a imaginação. As propostas estabelecidas no cotidiano da instituição para as crianças durante o processo, o brincar heurístico foram evidenciadas durante as observações, assim, possibilitando a elas variadas versões com um único objeto, e através deste, chegaram às suas próprias conclusões e a novas descobertas. Percebemos que a criatividade das crianças vai muito além e, com estas brincadeiras, a criança torna-se um ser pensante, estimulando-a para as mais diversas possibilidades de brincar. É importante ressaltar que no brincar heurístico, o planejamento e a organização do espaço são fundamentais, tornando-o enriquecedor, por sua vez, desafiador, respeitando as interações entre as crianças com as variadas possibilidades de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1712410.34117/bjdv6n9-525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71114-71115Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71114-71115Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71114-711152525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124/13920Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Sandra da Conceição DonatoDiel, Jaqueline SandraPinheiro, Kelen Aparecida Galvão2020-10-14T16:32:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17124Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:54.320501Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
title O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
spellingShingle O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
Ferreira, Sandra da Conceição Donato
Criança
Brinquedo
Brincar
Heurístico
title_short O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
title_full O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
title_fullStr O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
title_full_unstemmed O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
title_sort O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
author Ferreira, Sandra da Conceição Donato
author_facet Ferreira, Sandra da Conceição Donato
Diel, Jaqueline Sandra
Pinheiro, Kelen Aparecida Galvão
author_role author
author2 Diel, Jaqueline Sandra
Pinheiro, Kelen Aparecida Galvão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra da Conceição Donato
Diel, Jaqueline Sandra
Pinheiro, Kelen Aparecida Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Brinquedo
Brincar
Heurístico
topic Criança
Brinquedo
Brincar
Heurístico
description O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido com crianças na faixa etária de (4 e 5 anos) Fase – II, realizado em uma escola de educação infantil de Sinop-MT. Visando contribuir sobre o brincar heurístico. Diversas inquietações me levaram as seguintes questões? Qual o tipo de brinquedo preferido de uma criança? Quais as possíveis relações estabelecidas neste espaço do brincar entre adulto e criança. O interesse por esse tema começou durante a observação nas brincadeiras propostas, com brinquedos industrializados, nas quais, o faz de contas, as brincadeiras dirigidas e com regras, instigavam a imaginação. As propostas estabelecidas no cotidiano da instituição para as crianças durante o processo, o brincar heurístico foram evidenciadas durante as observações, assim, possibilitando a elas variadas versões com um único objeto, e através deste, chegaram às suas próprias conclusões e a novas descobertas. Percebemos que a criatividade das crianças vai muito além e, com estas brincadeiras, a criança torna-se um ser pensante, estimulando-a para as mais diversas possibilidades de brincar. É importante ressaltar que no brincar heurístico, o planejamento e a organização do espaço são fundamentais, tornando-o enriquecedor, por sua vez, desafiador, respeitando as interações entre as crianças com as variadas possibilidades de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124
10.34117/bjdv6n9-525
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124/13920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71114-71115
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71114-71115
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71114-71115
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645480375091200