O Brincar Heurístico e as suas Possibilidades no Brincar / Heuristic Play and its Possibilities in Play
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17124 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido com crianças na faixa etária de (4 e 5 anos) Fase – II, realizado em uma escola de educação infantil de Sinop-MT. Visando contribuir sobre o brincar heurístico. Diversas inquietações me levaram as seguintes questões? Qual o tipo de brinquedo preferido de uma criança? Quais as possíveis relações estabelecidas neste espaço do brincar entre adulto e criança. O interesse por esse tema começou durante a observação nas brincadeiras propostas, com brinquedos industrializados, nas quais, o faz de contas, as brincadeiras dirigidas e com regras, instigavam a imaginação. As propostas estabelecidas no cotidiano da instituição para as crianças durante o processo, o brincar heurístico foram evidenciadas durante as observações, assim, possibilitando a elas variadas versões com um único objeto, e através deste, chegaram às suas próprias conclusões e a novas descobertas. Percebemos que a criatividade das crianças vai muito além e, com estas brincadeiras, a criança torna-se um ser pensante, estimulando-a para as mais diversas possibilidades de brincar. É importante ressaltar que no brincar heurístico, o planejamento e a organização do espaço são fundamentais, tornando-o enriquecedor, por sua vez, desafiador, respeitando as interações entre as crianças com as variadas possibilidades de aprendizagem. |
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