Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de Brasilia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Yasmim Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838
Resumo: Introdução: A realidade educacional dos usuários inseridos nos serviços de saúde mental é um assunto pouco discutido na literatura, muito embora seja reconhecida a sua importância como forma de inclusão e contratualidade social. Objetivo: buscou-se descrever a experiência do analfabetismo, em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), compreendida no contexto individual, social, econômico e cultural. Método:  Três usuários aceitaram participar de uma entrevista aberta. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da análise temática do conteúdo. Resultados: Foram identificadas três categorias: 1- (Des) motivações do aprender; 2- A infância usurpada, e 3- Mercado de trabalho e adaptação às lacunas da educação. As entrevistas apontam fatores motivacionais para permanência na escola, dentre eles o suporte social e familiar, em contraponto apresentam como barreiras à escolarização fatores socioeconômicos, culturais, a iniciação precoce no trabalho, estigma (preconceito) e adoecimento mental. A condição de desamparo afetivo e social surge relacionada à escassez de bens e recursos. Considerações finais: O estudo observou que as vulnerabilidades associadas geram o encadeamento de obstáculos à escolarização. Há a necessidade da intersetorialidade de serviços assistenciais no âmbito teórico, político e cultural, com o objetivo de prover integralmente a atenção psicossocial. Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Fatores de Risco. Analfabetismo. ABSTRACT  Introduction: The educational context of the users of mental health services is little discussed in the literature, although its importance is recognized as a form of inclusion and social contractuality. Objective: To describe the experience of non-access to the formal educational spaces of the users of a Psychosocial Care Center (CAPS) with their individual, socioeconomic and cultural context. Method: Three users responded a n open interview and the data was analyzed using by its thematic content.  Results: The results suggest that contextual factors of the users ' development environment were attributed as main responsible for non-access to school training spaces. Psychiatric disorders were associated as a limiter both for the frequency and for a possible return to school life. It was also observed in the discourses an accountability of psychic suffering due to the non-impetration of occupational activities. Apparently, everyone misses the education that was taken from them. The condition of poverty directly influenced the lives of the interviewed users, who saw themselves in the obligation to enter the work spaces still very young, (between 8 and 12 years), in competition with education. Moreover, it was observed in the discourses that the absence of a figure that, still in childhood, the importance of the value of the studies seems to have been determinant on the lack of access to educational spaces. Conclusion: It is concluded that there is the need for intersectoriality of assistance services in the theoretical, political and cultural sphere, with the objective of providing full psychosocial care. Key words: Mental Health. Education. Risk Factors. Illiteracy. 
id FSA-3_f5bfb54815a4c45bcf7558fd80c59ea6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1838
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Caresaúde mental; educação; fatores de risco; analfabetismoIntrodução: A realidade educacional dos usuários inseridos nos serviços de saúde mental é um assunto pouco discutido na literatura, muito embora seja reconhecida a sua importância como forma de inclusão e contratualidade social. Objetivo: buscou-se descrever a experiência do analfabetismo, em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), compreendida no contexto individual, social, econômico e cultural. Método:  Três usuários aceitaram participar de uma entrevista aberta. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da análise temática do conteúdo. Resultados: Foram identificadas três categorias: 1- (Des) motivações do aprender; 2- A infância usurpada, e 3- Mercado de trabalho e adaptação às lacunas da educação. As entrevistas apontam fatores motivacionais para permanência na escola, dentre eles o suporte social e familiar, em contraponto apresentam como barreiras à escolarização fatores socioeconômicos, culturais, a iniciação precoce no trabalho, estigma (preconceito) e adoecimento mental. A condição de desamparo afetivo e social surge relacionada à escassez de bens e recursos. Considerações finais: O estudo observou que as vulnerabilidades associadas geram o encadeamento de obstáculos à escolarização. Há a necessidade da intersetorialidade de serviços assistenciais no âmbito teórico, político e cultural, com o objetivo de prover integralmente a atenção psicossocial. Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Fatores de Risco. Analfabetismo. ABSTRACT  Introduction: The educational context of the users of mental health services is little discussed in the literature, although its importance is recognized as a form of inclusion and social contractuality. Objective: To describe the experience of non-access to the formal educational spaces of the users of a Psychosocial Care Center (CAPS) with their individual, socioeconomic and cultural context. Method: Three users responded a n open interview and the data was analyzed using by its thematic content.  Results: The results suggest that contextual factors of the users ' development environment were attributed as main responsible for non-access to school training spaces. Psychiatric disorders were associated as a limiter both for the frequency and for a possible return to school life. It was also observed in the discourses an accountability of psychic suffering due to the non-impetration of occupational activities. Apparently, everyone misses the education that was taken from them. The condition of poverty directly influenced the lives of the interviewed users, who saw themselves in the obligation to enter the work spaces still very young, (between 8 and 12 years), in competition with education. Moreover, it was observed in the discourses that the absence of a figure that, still in childhood, the importance of the value of the studies seems to have been determinant on the lack of access to educational spaces. Conclusion: It is concluded that there is the need for intersectoriality of assistance services in the theoretical, political and cultural sphere, with the objective of providing full psychosocial care. Key words: Mental Health. Education. Risk Factors. Illiteracy. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FAP/DF, processo 0193.000816/2017Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de BrasiliaMagalhães, Yasmim Bezerra2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183810.12819/2019.16.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 151-165Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 151-1652317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491908http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491909http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491910http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1838/1052http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1838/1053Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T17:18:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1838Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T17:18:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
title Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
spellingShingle Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de Brasilia
saúde mental; educação; fatores de risco; analfabetismo
title_short Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
title_full Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
title_fullStr Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
title_full_unstemmed Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
title_sort Analfabetismo e Saúde Mental: O Discurso de Usuários de Um Centro de Atenção Psicossocial / Illiteracy and Mental Health: The Discourse of Users From a Psicossocial Health Care
author Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de Brasilia
author_facet Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de Brasilia
Magalhães, Yasmim Bezerra
author_role author
author2 Magalhães, Yasmim Bezerra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAP/DF, processo 0193.000816/2017
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ioneide de Oliveira; Universidade de Brasilia
Magalhães, Yasmim Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental; educação; fatores de risco; analfabetismo
topic saúde mental; educação; fatores de risco; analfabetismo
description Introdução: A realidade educacional dos usuários inseridos nos serviços de saúde mental é um assunto pouco discutido na literatura, muito embora seja reconhecida a sua importância como forma de inclusão e contratualidade social. Objetivo: buscou-se descrever a experiência do analfabetismo, em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), compreendida no contexto individual, social, econômico e cultural. Método:  Três usuários aceitaram participar de uma entrevista aberta. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da análise temática do conteúdo. Resultados: Foram identificadas três categorias: 1- (Des) motivações do aprender; 2- A infância usurpada, e 3- Mercado de trabalho e adaptação às lacunas da educação. As entrevistas apontam fatores motivacionais para permanência na escola, dentre eles o suporte social e familiar, em contraponto apresentam como barreiras à escolarização fatores socioeconômicos, culturais, a iniciação precoce no trabalho, estigma (preconceito) e adoecimento mental. A condição de desamparo afetivo e social surge relacionada à escassez de bens e recursos. Considerações finais: O estudo observou que as vulnerabilidades associadas geram o encadeamento de obstáculos à escolarização. Há a necessidade da intersetorialidade de serviços assistenciais no âmbito teórico, político e cultural, com o objetivo de prover integralmente a atenção psicossocial. Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Fatores de Risco. Analfabetismo. ABSTRACT  Introduction: The educational context of the users of mental health services is little discussed in the literature, although its importance is recognized as a form of inclusion and social contractuality. Objective: To describe the experience of non-access to the formal educational spaces of the users of a Psychosocial Care Center (CAPS) with their individual, socioeconomic and cultural context. Method: Three users responded a n open interview and the data was analyzed using by its thematic content.  Results: The results suggest that contextual factors of the users ' development environment were attributed as main responsible for non-access to school training spaces. Psychiatric disorders were associated as a limiter both for the frequency and for a possible return to school life. It was also observed in the discourses an accountability of psychic suffering due to the non-impetration of occupational activities. Apparently, everyone misses the education that was taken from them. The condition of poverty directly influenced the lives of the interviewed users, who saw themselves in the obligation to enter the work spaces still very young, (between 8 and 12 years), in competition with education. Moreover, it was observed in the discourses that the absence of a figure that, still in childhood, the importance of the value of the studies seems to have been determinant on the lack of access to educational spaces. Conclusion: It is concluded that there is the need for intersectoriality of assistance services in the theoretical, political and cultural sphere, with the objective of providing full psychosocial care. Key words: Mental Health. Education. Risk Factors. Illiteracy. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838
10.12819/2019.16.4.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.4.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491908
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491909
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1838/491491910
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1838/1052
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1838/1053
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 151-165
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 151-165
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908952731648