Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46780 |
Resumo: | O texto foca-se no analfabetismo, em Portugal, a partir da análise de dados estatísticos, das políticas públicas de educação de adultos e da perspectiva de adultos analfabetos. A análise, simultânea, destas três dimensões permitenos compreender que o analfabetismo é um fenómeno complexo, resultante de factores sociais, culturais e políticos, que tende a perdurar no tempo. O analfabetismo em Portugal, embora seja particularmente notório no grupo etário com idade superior a 65 anos, está presente em todos os grupos etários. A taxa de analfabetismo é maior nos territórios rurais e isolados geograficamente. As políticas públicas de educação de adultos têm contribuído para silenciar e invisibilizar o analfabetismo, pelo facto de não assumirem uma oferta de alfabetização de adultos, nas últimas décadas, adequada à dimensão e à complexidade do problema. Numa sociedade cada vez mais escolarizada, a persistência do analfabetismo revela um mundo injusto, onde as desigualdades são, com frequência, naturalizadas e silenciadas. O contacto com os analfabetos permite-nos perceber que a sua condição, resultante do contexto socioeconómico, é considerada pelos mesmos uma grande limitação na sua vida, geradora de um sentimento de tristeza que os acompanhou ao longo da vida, desde a infância até à velhice. Nesse sentido, a aprendizagem da leitura e da escrita revelou-se sempre um sonho por cumprir. Estes elementos reforçam a importância de se assegurar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a todos os cidadãos, independentemente da sua idade, através de uma política pública de alfabetização de adultos. |
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Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetosAnalfabetismoAnalfabetosPolíticas públicas de alfabetização de adultosO texto foca-se no analfabetismo, em Portugal, a partir da análise de dados estatísticos, das políticas públicas de educação de adultos e da perspectiva de adultos analfabetos. A análise, simultânea, destas três dimensões permitenos compreender que o analfabetismo é um fenómeno complexo, resultante de factores sociais, culturais e políticos, que tende a perdurar no tempo. O analfabetismo em Portugal, embora seja particularmente notório no grupo etário com idade superior a 65 anos, está presente em todos os grupos etários. A taxa de analfabetismo é maior nos territórios rurais e isolados geograficamente. As políticas públicas de educação de adultos têm contribuído para silenciar e invisibilizar o analfabetismo, pelo facto de não assumirem uma oferta de alfabetização de adultos, nas últimas décadas, adequada à dimensão e à complexidade do problema. Numa sociedade cada vez mais escolarizada, a persistência do analfabetismo revela um mundo injusto, onde as desigualdades são, com frequência, naturalizadas e silenciadas. O contacto com os analfabetos permite-nos perceber que a sua condição, resultante do contexto socioeconómico, é considerada pelos mesmos uma grande limitação na sua vida, geradora de um sentimento de tristeza que os acompanhou ao longo da vida, desde a infância até à velhice. Nesse sentido, a aprendizagem da leitura e da escrita revelou-se sempre um sonho por cumprir. Estes elementos reforçam a importância de se assegurar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a todos os cidadãos, independentemente da sua idade, através de uma política pública de alfabetização de adultos.In this text we analyse illiteracy in Portugal, based on statistical data, public policies on adult education and the perspective of illiterate adults. This analysis confirms that illiteracy is a complex phenomenon, resulting from social, cultural and political factors, which tends to persist over time. In Portugal, illiteracy, although particularly notable in the age group over 65, is present in all age groups. Its rate is higher in rural territories and places geographically isolated. In recent decades, adult education public policies have contributed to silencing and making illiteracy invisible, because they have not taken on an adult literacy offer adequate to the scale and complexity of the problem. In an increasingly schooled society, the persistence of illiteracy reveals an unfair world, where inequalities are often naturalized and silenced. The contact with the illiterate allows us to realize that their condition, resulting from the socio-economic context, is considered by them a big limitation in their lives, generating a feeling of sadness that accompanies them throughout life, from childhood to old age. Because of that reason learning to read and write has always been a dream to fulfil. These elements reinforce the importance of ensuring the right to learn how to read and write to all citizens, regardless their age, through a public literacy policy for adults.Universidade do Estado da BahiaRepositório da Universidade de LisboaCavaco, Carmen2021-03-10T16:21:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46780porCavaco, C. (2018). Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 1(2), 17-31. http://dx.doi.org/10.31892/rieja.v1i2.6156http://dx.doi.org/10.31892/rieja.v1i2.61562595-6329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:50:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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