INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535 |
Resumo: | O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade. |
id |
FSBA-1_13dfc9ade7c768a15a841d21c9111793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/535 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535/467Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCRISTINA COSTA-LOBOFILIPA MONTEIROTANIA STOLTZENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTOJESSICA CABRERA2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/535Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
title |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. CRISTINA COSTA-LOBO |
title_short |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
title_full |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
title_sort |
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA. |
author |
CRISTINA COSTA-LOBO |
author_facet |
CRISTINA COSTA-LOBO FILIPA MONTEIRO TANIA STOLTZ ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO JESSICA CABRERA |
author_role |
author |
author2 |
FILIPA MONTEIRO TANIA STOLTZ ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO JESSICA CABRERA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRISTINA COSTA-LOBO FILIPA MONTEIRO TANIA STOLTZ ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO JESSICA CABRERA |
description |
O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313296925818880 |