PRÁTICAS EDUCATIVAS COM SOBREDOTADOS: SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTRIBUTOS DE MEIA DÉCADA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA COSTA-LOBO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: STÉPHANIE SILVA, TANIA STOLTZ, ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/543
Resumo: O conceito de sobredotação tem-se refletido numa problemática complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal e consensual. Devido a multidimensionalidade e complexidade do construto de sobredotação, surgem entraves referentes à identificação e consequente intervenção educativa com crianças sobredotadas e que sejam adequadas à especificidade de cada caso. A parte empírica deste trabalho incide sobre uma revisão sistemática da literatura, nomeadamente sobre a intervenção psicológica em contexto educativo, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com crianças sobredotadas. Foram considerados 92 estudos subordinados aos últimos cincos anos de investigação, como sendo full papers acessíveis e elegíveis para a presente investigação .Apresentam-se as etapas já concretizadas deste estudo nomeadamente: a questão de investigação central, a seleção de artigos tendo em conta os critérios de inclusão e de exclusão definidos previamente e os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura. Tendo em conta os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura, apresentam-se as categorias de qualificação já analisadas: fontes de indexação, data do trabalho, documento de publicação, perspetiva metodológica utilizada, método de pesquisa adotado, nacionalidade dos autores, quantidade de citações obtidas pelo estudo primário, tamanho da amostra e filiações dos autores. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas, com o objetivo de refletir criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica com crianças sobredotadas.
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