PRÁTICAS EDUCATIVAS COM SOBREDOTADOS: SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTRIBUTOS DE MEIA DÉCADA DE LITERATURA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/543 |
Resumo: | O conceito de sobredotação tem-se refletido numa problemática complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal e consensual. Devido a multidimensionalidade e complexidade do construto de sobredotação, surgem entraves referentes à identificação e consequente intervenção educativa com crianças sobredotadas e que sejam adequadas à especificidade de cada caso. A parte empírica deste trabalho incide sobre uma revisão sistemática da literatura, nomeadamente sobre a intervenção psicológica em contexto educativo, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com crianças sobredotadas. Foram considerados 92 estudos subordinados aos últimos cincos anos de investigação, como sendo full papers acessíveis e elegíveis para a presente investigação .Apresentam-se as etapas já concretizadas deste estudo nomeadamente: a questão de investigação central, a seleção de artigos tendo em conta os critérios de inclusão e de exclusão definidos previamente e os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura. Tendo em conta os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura, apresentam-se as categorias de qualificação já analisadas: fontes de indexação, data do trabalho, documento de publicação, perspetiva metodológica utilizada, método de pesquisa adotado, nacionalidade dos autores, quantidade de citações obtidas pelo estudo primário, tamanho da amostra e filiações dos autores. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas, com o objetivo de refletir criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica com crianças sobredotadas. |
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PRÁTICAS EDUCATIVAS COM SOBREDOTADOS: SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTRIBUTOS DE MEIA DÉCADA DE LITERATURAO conceito de sobredotação tem-se refletido numa problemática complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal e consensual. Devido a multidimensionalidade e complexidade do construto de sobredotação, surgem entraves referentes à identificação e consequente intervenção educativa com crianças sobredotadas e que sejam adequadas à especificidade de cada caso. A parte empírica deste trabalho incide sobre uma revisão sistemática da literatura, nomeadamente sobre a intervenção psicológica em contexto educativo, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com crianças sobredotadas. Foram considerados 92 estudos subordinados aos últimos cincos anos de investigação, como sendo full papers acessíveis e elegíveis para a presente investigação .Apresentam-se as etapas já concretizadas deste estudo nomeadamente: a questão de investigação central, a seleção de artigos tendo em conta os critérios de inclusão e de exclusão definidos previamente e os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura. Tendo em conta os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura, apresentam-se as categorias de qualificação já analisadas: fontes de indexação, data do trabalho, documento de publicação, perspetiva metodológica utilizada, método de pesquisa adotado, nacionalidade dos autores, quantidade de citações obtidas pelo estudo primário, tamanho da amostra e filiações dos autores. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas, com o objetivo de refletir criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica com crianças sobredotadas.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/543Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/543/475Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCRISTINA COSTA-LOBOSTÉPHANIE SILVATANIA STOLTZENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/543Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
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