Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Heloísa Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1658
Resumo: As crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio.
id RCAP_071473be778d6333bd73cc87697e81d6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadasEstratégias educativasSobredotaçãoClasse socialEducative strategiesGifted childSocial classAs crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio.Gifted Children are often “misunderstood” in their daily life. A lot of things have been written about the cognitive features of this children; a lot have been written about the words of “genius” and “prodigy”. The goal of this work is to present the educative strategies of gifted child parents. It is mentioned the concepts of socialization and educative strategies, being the material conditions of living a fundamental concept to understand the practices inherent to educative strategies of this parents – for a “good socialization”. Here, we speak about the social place of the children, about the values that parent pretend to transmit to their kids, theirs pedagogical strategies and the relationship of the family and the children’s with other socialization agents, as school, television, friends and the association A.N.E.I.S.2010-05-05T11:32:04Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1658porAlves, Heloísa Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:39.558262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
title Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
spellingShingle Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
Alves, Heloísa Alexandra da Silva
Estratégias educativas
Sobredotação
Classe social
Educative strategies
Gifted child
Social class
title_short Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
title_full Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
title_fullStr Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
title_full_unstemmed Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
title_sort Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
author Alves, Heloísa Alexandra da Silva
author_facet Alves, Heloísa Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Heloísa Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias educativas
Sobredotação
Classe social
Educative strategies
Gifted child
Social class
topic Estratégias educativas
Sobredotação
Classe social
Educative strategies
Gifted child
Social class
description As crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-09
2010-05-05T11:32:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1658
url http://hdl.handle.net/10071/1658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134756749705216