Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1658 |
Resumo: | As crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio. |
id |
RCAP_071473be778d6333bd73cc87697e81d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadasEstratégias educativasSobredotaçãoClasse socialEducative strategiesGifted childSocial classAs crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio.Gifted Children are often “misunderstood” in their daily life. A lot of things have been written about the cognitive features of this children; a lot have been written about the words of “genius” and “prodigy”. The goal of this work is to present the educative strategies of gifted child parents. It is mentioned the concepts of socialization and educative strategies, being the material conditions of living a fundamental concept to understand the practices inherent to educative strategies of this parents – for a “good socialization”. Here, we speak about the social place of the children, about the values that parent pretend to transmit to their kids, theirs pedagogical strategies and the relationship of the family and the children’s with other socialization agents, as school, television, friends and the association A.N.E.I.S.2010-05-05T11:32:04Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1658porAlves, Heloísa Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:39.558262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
title |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
spellingShingle |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas Alves, Heloísa Alexandra da Silva Estratégias educativas Sobredotação Classe social Educative strategies Gifted child Social class |
title_short |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
title_full |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
title_fullStr |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
title_full_unstemmed |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
title_sort |
Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
author |
Alves, Heloísa Alexandra da Silva |
author_facet |
Alves, Heloísa Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Heloísa Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias educativas Sobredotação Classe social Educative strategies Gifted child Social class |
topic |
Estratégias educativas Sobredotação Classe social Educative strategies Gifted child Social class |
description |
As crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”. Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”. Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2008-09 2010-05-05T11:32:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/1658 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/1658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134756749705216 |