RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA MG: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE OS CONCEITOS DE LUGAR, TERRITÓRIO E RELAÇÃO COM O SABER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier , Leandro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gabriela, Maria, Maria , Eunice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1506
Resumo: Este artigo apresenta estudo que analisou relações com relações com o saber deestudantes do curso de pedagogia na modalidade EAD de uma instituição de ensino privada nomunicípio de Caratinga-MG, nas dimensões a aprendizagem nas dimensões afetiva, epistêmica,de desenvolvimento pessoal, cotidianas, profissionais, genéricas e futuras. O conceito derelação com o saber foi adotado na perspectiva da teoria da relação com o saber de BernardCharlot, e a análise envolveu os conceitos de lugar e território, na perspectiva dos estudosterritoriais. Os dados foram coletados por meio de questionário socioeconômico e Balanço doSaber, proposto por Charlot (1999). Na participação no estudo teve predominância de mulheres, pardas, residentes próximas a universidades, com renda mensal familiar entre meio e umsalário-mínimo e idade entre 38 e 47 anos. Flexibilidade, comodidade, economia, qualidadesimilar ao ensino presencial, foram as razões mais citadas para a escolha da modalidade EAD.Houve mais evocações de aprendizagens profissionais e aprendizagens intelectuais/escolares,o que pode sugerir que os estudantes relacionam a graduação EAD mais a esse tipo deaprendizagem, não percebendo o curso como uma oportunidade de aprendizagem cotidiana,relacional afetiva ou genéricas/tautológicas, pouco evocadas. As evocações das aprendizagensocorrem predominantemente relacionadas à escola, desde a Educação Infantil até a EducaçãoSuperior. De forma menos intensa, os entrevistados evocaram aprendizados que ocorrem juntoaos amigos, no bairro e em locais sem identificação. O estudo possibilitou compreender a EADcomo um território no qual há muitos processos relacionais que expressam a experiência dasalunas com o mundo, traduzidas potencialmente em aprendizagens.
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