Conhecimento e significação prática: uma hipótese aristotélica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hypnos |
Texto Completo: | https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/166 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de examinar a peculiaridade daquilo que Aristóteles denominou sabedoria ou conhecimento prático. O fio condutor da análise é a primeira tese da Etica a Nicômaco, em que o filósofo parece cometer uma falácia ao argumentar que, dado que toda ação visa a algum Bem, o Bem é aquilo a que todas as ações visam. Argumenta-se que a inferência não é falaciosa em razão da peculiaridade do dominio prático, que se manifesta na identidade entre Bem e fim. Tal identidade daria origem ao que chamamos, por hipótese, de significação prática. |
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Conhecimento e significação prática: uma hipótese aristotélicaKnowledge and Practical Significance: an Aristotelic HypothesisconhecimentosignificaçãoaçãopráticaknowledgesignificanceactionpracticeEste artigo tem o objetivo de examinar a peculiaridade daquilo que Aristóteles denominou sabedoria ou conhecimento prático. O fio condutor da análise é a primeira tese da Etica a Nicômaco, em que o filósofo parece cometer uma falácia ao argumentar que, dado que toda ação visa a algum Bem, o Bem é aquilo a que todas as ações visam. Argumenta-se que a inferência não é falaciosa em razão da peculiaridade do dominio prático, que se manifesta na identidade entre Bem e fim. Tal identidade daria origem ao que chamamos, por hipótese, de significação prática.The purpose of this paper is to examine the peculiarity of what was named by Aristotle as practical wisdom or pratical knowledge. Pivot to our analysis is the first thesis on Nichomachean Ethics, where the philosopher appears to state a phallacy when he argues that, given that all actions aim at some good, good is that which every action aims to. We argue that the inference is non-fallacious because of the pecualirity of the practical domain, which manifests itself in the identity of good and end. This identity is in the origin of what we would call, as an hypothesis, practical significance.Revista HypnosHypnos Journal2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/166Revista Hypnos; n. 31 (2013): Ângulos do conhecimentoHypnos Journal; No. 31 (2013): ANGLES OF KNOWLEDGE2177-53461413-9138reponame:Hypnosinstname:Faculdade de São Bento (FSB)instacron:FSBporhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/166/168Copyright (c) 2013 Luis Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Luis2015-09-06T01:58:10Zoai:ojs.hypnos.org.br:article/166Revistahttps://hypnos.org.br/index.php/hypnosPRIhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/oairachelgazolla@gmail.com2177-53461413-9138opendoar:2023-01-13T09:46:51.489002Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB)false |
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