A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Sarah Amarante de Mendonça
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meritum (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/2500
Resumo: O princípio da legalidade no Direito Tributário tem como postulado fundamental a compreensão do “tipo” tributário como “conceito classificatório fechado”, o que implica dar pouco espaço para a realização de interpretação analógica ou ampliativa por parte do intérprete da norma jurídica. Há, contudo, uma tendência atual doutrinária de flexibilização do “tipo” tributário em que se defende o caráter “não absoluto” do princípio da legalidade, podendo o intérprete valer-se de cláusulas gerais e conceitos indeterminados, dando-se justificação a maiores liberdades ao Estado. O objetivo com este artigo, portanto, é abordar a questão da interpretação do Direito Tributário e da “abertura” ou “fechamento” do “tipo”, por meio da análise crítica e comparativa de precedentes jurisprudenciais do direito positivo francês – em razão da forte tradição do princípio da legalidade nesse país europeu – e do brasileiro, procurando identificar se a interpretação da norma tributária empreendida pelos tribunais tem sido mais estrita – observando o princípio da legalidade sob uma formulação que veda a analogia – ou se tem sido mais ampliativa, sob uma perspectiva idealista. Por fim, evidenciam-se as tendências, consistências e inconsistências dessa prática interpretativa dos tribunais, à luz das mencionadas correntes doutrinárias e da própria formulação do direito positivo francês e do brasileiro.
id FUMEC-1_84fc4115f4c7e64285ec2a461fc41928
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/2500
network_acronym_str FUMEC-1
network_name_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casosDireito Tributário comparado. Interpretação. Princípio da legalidade.O princípio da legalidade no Direito Tributário tem como postulado fundamental a compreensão do “tipo” tributário como “conceito classificatório fechado”, o que implica dar pouco espaço para a realização de interpretação analógica ou ampliativa por parte do intérprete da norma jurídica. Há, contudo, uma tendência atual doutrinária de flexibilização do “tipo” tributário em que se defende o caráter “não absoluto” do princípio da legalidade, podendo o intérprete valer-se de cláusulas gerais e conceitos indeterminados, dando-se justificação a maiores liberdades ao Estado. O objetivo com este artigo, portanto, é abordar a questão da interpretação do Direito Tributário e da “abertura” ou “fechamento” do “tipo”, por meio da análise crítica e comparativa de precedentes jurisprudenciais do direito positivo francês – em razão da forte tradição do princípio da legalidade nesse país europeu – e do brasileiro, procurando identificar se a interpretação da norma tributária empreendida pelos tribunais tem sido mais estrita – observando o princípio da legalidade sob uma formulação que veda a analogia – ou se tem sido mais ampliativa, sob uma perspectiva idealista. Por fim, evidenciam-se as tendências, consistências e inconsistências dessa prática interpretativa dos tribunais, à luz das mencionadas correntes doutrinárias e da própria formulação do direito positivo francês e do brasileiro.Universidade FUMEC2014-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/250010.46560/meritum.v9i1.2500Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 20142238-69391980-207210.46560/meritum.v9i1reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/2500/1490Cohen, Sarah Amarante de Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-08T13:41:23Zoai:ojs.fumec.br:article/2500Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/meritumPUBhttps://revista.fumec.br/index.php/meritum/oairevistameritum@fumec.br2238-69391980-2072opendoar:2014-10-08T13:41:23Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
title A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
spellingShingle A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
Cohen, Sarah Amarante de Mendonça
Direito Tributário comparado. Interpretação. Princípio da legalidade.
title_short A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
title_full A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
title_fullStr A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
title_full_unstemmed A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
title_sort A interpretação da lei tributária nos direitos francês e brasileiro: estudo de casos
author Cohen, Sarah Amarante de Mendonça
author_facet Cohen, Sarah Amarante de Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohen, Sarah Amarante de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Tributário comparado. Interpretação. Princípio da legalidade.
topic Direito Tributário comparado. Interpretação. Princípio da legalidade.
description O princípio da legalidade no Direito Tributário tem como postulado fundamental a compreensão do “tipo” tributário como “conceito classificatório fechado”, o que implica dar pouco espaço para a realização de interpretação analógica ou ampliativa por parte do intérprete da norma jurídica. Há, contudo, uma tendência atual doutrinária de flexibilização do “tipo” tributário em que se defende o caráter “não absoluto” do princípio da legalidade, podendo o intérprete valer-se de cláusulas gerais e conceitos indeterminados, dando-se justificação a maiores liberdades ao Estado. O objetivo com este artigo, portanto, é abordar a questão da interpretação do Direito Tributário e da “abertura” ou “fechamento” do “tipo”, por meio da análise crítica e comparativa de precedentes jurisprudenciais do direito positivo francês – em razão da forte tradição do princípio da legalidade nesse país europeu – e do brasileiro, procurando identificar se a interpretação da norma tributária empreendida pelos tribunais tem sido mais estrita – observando o princípio da legalidade sob uma formulação que veda a analogia – ou se tem sido mais ampliativa, sob uma perspectiva idealista. Por fim, evidenciam-se as tendências, consistências e inconsistências dessa prática interpretativa dos tribunais, à luz das mencionadas correntes doutrinárias e da própria formulação do direito positivo francês e do brasileiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/2500
10.46560/meritum.v9i1.2500
url http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/2500
identifier_str_mv 10.46560/meritum.v9i1.2500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/2500/1490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
dc.source.none.fl_str_mv Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014
Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014
Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014
Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 9, Nº 01 - janeiro/junho 2014
2238-6939
1980-2072
10.46560/meritum.v9i1
reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
collection Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv revistameritum@fumec.br
_version_ 1798945261735641088