PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Igor de Macedo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fiuza, César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meritum (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/7149
Resumo: O presente artigo faz uma análise crítica da possibilidade do fim do regime das incapacidades no Direito Brasileiro e da adoção do modelo do apoio em seu lugar. As alterações introduzidas pela Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxeram significativos impactos no regime das incapacidades. Enorme celeuma doutrinária se formou com reconhecimento da capacidade civil plena às pessoas com deficiência. Surge confusão entre os limites da representação e da assistência. Houve o advento do modelo protetivo da tomada de decisão apoiada, como mecanismo facultativo aos deficientes com plena capacidade, carecedores de cuidado ou de proteção. Essa nova sistemática, à luz do Direito alemão, parece aplicável a todas as pessoas sem que seja necessário recorrer ao antigo modelo das incapacidades. Abre-se a possibilidade para o fim desse modelo. A metodologia de análise consiste num exame crítico do sistema das incapacidades no Direito brasileiro, tendo em vista a Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Código Civil, bem como a doutrina civil e constitucional, quanto aos aspectos da capacidade civil e a tomada de decisão apoiada.
id FUMEC-1_c3f62a40589eaae91ebe91bde046567d
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/7149
network_acronym_str FUMEC-1
network_name_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADESIncapacidadesestatutopessoasdeficiência.O presente artigo faz uma análise crítica da possibilidade do fim do regime das incapacidades no Direito Brasileiro e da adoção do modelo do apoio em seu lugar. As alterações introduzidas pela Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxeram significativos impactos no regime das incapacidades. Enorme celeuma doutrinária se formou com reconhecimento da capacidade civil plena às pessoas com deficiência. Surge confusão entre os limites da representação e da assistência. Houve o advento do modelo protetivo da tomada de decisão apoiada, como mecanismo facultativo aos deficientes com plena capacidade, carecedores de cuidado ou de proteção. Essa nova sistemática, à luz do Direito alemão, parece aplicável a todas as pessoas sem que seja necessário recorrer ao antigo modelo das incapacidades. Abre-se a possibilidade para o fim desse modelo. A metodologia de análise consiste num exame crítico do sistema das incapacidades no Direito brasileiro, tendo em vista a Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Código Civil, bem como a doutrina civil e constitucional, quanto aos aspectos da capacidade civil e a tomada de decisão apoiada.Universidade FUMEC2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/714910.46560/meritum.v14i1.7149Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 20192238-69391980-207210.46560/meritum.v14i1reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/7149/pdfCopyright (c) 2019 Meritum, revista de Direito da Universidade FUMECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFélix, Igor de MacedoFiuza, César2019-07-13T23:06:08Zoai:ojs.fumec.br:article/7149Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/meritumPUBhttps://revista.fumec.br/index.php/meritum/oairevistameritum@fumec.br2238-69391980-2072opendoar:2019-07-13T23:06:08Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
title PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
spellingShingle PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
Félix, Igor de Macedo
Incapacidades
estatuto
pessoas
deficiência.
title_short PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
title_full PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
title_fullStr PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
title_full_unstemmed PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
title_sort PELO FIM DO REGIME DAS INCAPACIDADES
author Félix, Igor de Macedo
author_facet Félix, Igor de Macedo
Fiuza, César
author_role author
author2 Fiuza, César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Igor de Macedo
Fiuza, César
dc.subject.por.fl_str_mv Incapacidades
estatuto
pessoas
deficiência.
topic Incapacidades
estatuto
pessoas
deficiência.
description O presente artigo faz uma análise crítica da possibilidade do fim do regime das incapacidades no Direito Brasileiro e da adoção do modelo do apoio em seu lugar. As alterações introduzidas pela Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxeram significativos impactos no regime das incapacidades. Enorme celeuma doutrinária se formou com reconhecimento da capacidade civil plena às pessoas com deficiência. Surge confusão entre os limites da representação e da assistência. Houve o advento do modelo protetivo da tomada de decisão apoiada, como mecanismo facultativo aos deficientes com plena capacidade, carecedores de cuidado ou de proteção. Essa nova sistemática, à luz do Direito alemão, parece aplicável a todas as pessoas sem que seja necessário recorrer ao antigo modelo das incapacidades. Abre-se a possibilidade para o fim desse modelo. A metodologia de análise consiste num exame crítico do sistema das incapacidades no Direito brasileiro, tendo em vista a Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Código Civil, bem como a doutrina civil e constitucional, quanto aos aspectos da capacidade civil e a tomada de decisão apoiada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/7149
10.46560/meritum.v14i1.7149
url http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/7149
identifier_str_mv 10.46560/meritum.v14i1.7149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/7149/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Meritum, revista de Direito da Universidade FUMEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Meritum, revista de Direito da Universidade FUMEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
dc.source.none.fl_str_mv Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019
Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019
Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019
Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 14, Nº 01 - janeiro/junho 2019
2238-6939
1980-2072
10.46560/meritum.v14i1
reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
collection Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv revistameritum@fumec.br
_version_ 1798945262562967552