QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Edilson Brasil de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513
Resumo: De acordo com Machado (2007, p. 204), “vemos e ouvimos no interior de uma moldura que filtra tudo aquilo que, [...] numa determinada época e lugar, conforma o estatuto da visibilidade e da audibilidade”. Com base no enunciado, buscou-se perceber, mediante a análise crítica das narrativas de alguns filmes de ficção, como essa “moldura” enquadra os personagens dentro de uma lógica heteronormativa, por meio da qual é disseminada uma série de discursos úteis na organização e propagação de “verdades” sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, em conformidade com o ideal binário de divisão dos sexos. Dessa maneira, analisou-se de que forma essas narrativas fílmicas constituem uma espécie de mecanismo/investimento simbólico responsável pela reprodução de aspectos característicos dos processos de inferiorização e hierarquização entre os gêneros e as sexualidades comuns nas sociedades contemporâneas.
id FUMEC-2_2a6db7a07754258b8add1121df60cc1e
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/513
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADESCinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.De acordo com Machado (2007, p. 204), “vemos e ouvimos no interior de uma moldura que filtra tudo aquilo que, [...] numa determinada época e lugar, conforma o estatuto da visibilidade e da audibilidade”. Com base no enunciado, buscou-se perceber, mediante a análise crítica das narrativas de alguns filmes de ficção, como essa “moldura” enquadra os personagens dentro de uma lógica heteronormativa, por meio da qual é disseminada uma série de discursos úteis na organização e propagação de “verdades” sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, em conformidade com o ideal binário de divisão dos sexos. Dessa maneira, analisou-se de que forma essas narrativas fílmicas constituem uma espécie de mecanismo/investimento simbólico responsável pela reprodução de aspectos característicos dos processos de inferiorização e hierarquização entre os gêneros e as sexualidades comuns nas sociedades contemporâneas.Revista Mediação2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513Revista Mediação; Vol. 13, Nº 12- janeiro/junho de 20112179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513/508Júnior, Edilson Brasil de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/513Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
title QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
spellingShingle QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
Júnior, Edilson Brasil de Souza
Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
title_short QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
title_full QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
title_fullStr QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
title_full_unstemmed QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
title_sort QUEM DEVE VIVER, QUEM PRECISA MORRER: A IMPORTÂNCIA SEMIÓTICA DAS NARRATIVAS DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIOCULTURAL DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES
author Júnior, Edilson Brasil de Souza
author_facet Júnior, Edilson Brasil de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Edilson Brasil de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
topic Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
Cinema. Semiótica. Corpo. Gênero. Sexualidade.
description De acordo com Machado (2007, p. 204), “vemos e ouvimos no interior de uma moldura que filtra tudo aquilo que, [...] numa determinada época e lugar, conforma o estatuto da visibilidade e da audibilidade”. Com base no enunciado, buscou-se perceber, mediante a análise crítica das narrativas de alguns filmes de ficção, como essa “moldura” enquadra os personagens dentro de uma lógica heteronormativa, por meio da qual é disseminada uma série de discursos úteis na organização e propagação de “verdades” sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, em conformidade com o ideal binário de divisão dos sexos. Dessa maneira, analisou-se de que forma essas narrativas fílmicas constituem uma espécie de mecanismo/investimento simbólico responsável pela reprodução de aspectos característicos dos processos de inferiorização e hierarquização entre os gêneros e as sexualidades comuns nas sociedades contemporâneas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/513/508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 13, Nº 12- janeiro/junho de 2011
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894497062912