A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parmeggiani, Brenda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469
Resumo: O advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática.
id FUMEC-2_3a0307d8e2e2a2c235d13d42edd6e718
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/2469
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisãoparticipaçãoredes sociaisaudiênciatelevisãoMídiasSociedade e CulturaO advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática.Revista Mediação2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469Revista Mediação; v. 16 n. 19 (2014): Vol. 16, Nº 19 - julho/dezembro de 20142179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469/pdf_14Parmeggiani, Brendainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-09T23:52:17Zoai:ojs.fumec.br:article/2469Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2015-12-09T23:52:17Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
title A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
spellingShingle A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
Parmeggiani, Brenda
participação
redes sociais
audiência
televisão
Mídias
Sociedade e Cultura
title_short A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
title_full A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
title_fullStr A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
title_full_unstemmed A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
title_sort A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
author Parmeggiani, Brenda
author_facet Parmeggiani, Brenda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parmeggiani, Brenda
dc.subject.por.fl_str_mv participação
redes sociais
audiência
televisão
Mídias
Sociedade e Cultura
topic participação
redes sociais
audiência
televisão
Mídias
Sociedade e Cultura
description O advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469/pdf_14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 16 n. 19 (2014): Vol. 16, Nº 19 - julho/dezembro de 2014
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894962630656