A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469 |
Resumo: | O advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática. |
id |
FUMEC-2_3a0307d8e2e2a2c235d13d42edd6e718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/2469 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisãoparticipaçãoredes sociaisaudiênciatelevisãoMídiasSociedade e CulturaO advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática.Revista Mediação2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469Revista Mediação; v. 16 n. 19 (2014): Vol. 16, Nº 19 - julho/dezembro de 20142179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469/pdf_14Parmeggiani, Brendainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-09T23:52:17Zoai:ojs.fumec.br:article/2469Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2015-12-09T23:52:17Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
title |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
spellingShingle |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão Parmeggiani, Brenda participação redes sociais audiência televisão Mídias Sociedade e Cultura |
title_short |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
title_full |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
title_fullStr |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
title_full_unstemmed |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
title_sort |
A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão |
author |
Parmeggiani, Brenda |
author_facet |
Parmeggiani, Brenda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parmeggiani, Brenda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
participação redes sociais audiência televisão Mídias Sociedade e Cultura |
topic |
participação redes sociais audiência televisão Mídias Sociedade e Cultura |
description |
O advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2469/pdf_14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 16 n. 19 (2014): Vol. 16, Nº 19 - julho/dezembro de 2014 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894962630656 |