Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mércia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Joyce Miranda Leão, Martinho, Silvana Gobbi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976
Resumo: À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática, pois sua emergência – e permanência – está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto, aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes, entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.
id FUMEC-2_43a98ec57271d0472c4d445fbc74e3fd
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/6976
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiroliderança políticamídia e democracia.À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática, pois sua emergência – e permanência – está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto, aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes, entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.Revista Mediação2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, MérciaMartins, Joyce Miranda LeãoMartinho, Silvana Gobbi2019-08-26T20:02:08Zoai:ojs.fumec.br:article/6976Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2019-08-26T20:02:08Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
title Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
spellingShingle Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
Alves, Mércia
liderança política
mídia e democracia.
title_short Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
title_full Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
title_fullStr Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
title_full_unstemmed Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
title_sort Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro
author Alves, Mércia
author_facet Alves, Mércia
Martins, Joyce Miranda Leão
Martinho, Silvana Gobbi
author_role author
author2 Martins, Joyce Miranda Leão
Martinho, Silvana Gobbi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mércia
Martins, Joyce Miranda Leão
Martinho, Silvana Gobbi
dc.subject.por.fl_str_mv liderança política
mídia e democracia.
topic liderança política
mídia e democracia.
description À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática, pois sua emergência – e permanência – está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto, aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes, entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6976/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944895326486528