A TELENOVELA BRASILEIRA: DA ORIGEM A SUA CONSTITUIÇÃO COMO RECURSO COMUNICATIVO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/4705 |
Resumo: | Resumo: A telenovela é um gênero de ficção midiática de extrema importância para o Brasil, sendo constantemente estudada devido à capacidade que apresenta em representar a realidade, servindo como uma verdadeira “vitrine cultural”. Presente no país desde 1951, pode-se dizer que a história desse gênero se confunde com a de seu suporte, a televisão. Primeiramente exibida ao vivo, em formato não diário e com um enredo alienante e evasivo, a telenovela foi desqualificada do ponto de vista da crítica. Contudo, o gênero se desvinculou das características essenciais de sua matriz latino-americana, passando a se constituir numa narrativa amplamente problematizadora acerca do cenário brasileiro. A partir dessas considerações iniciais, este artigo intenciona tecer considerações acerca da origem da telenovela e avança nas teses de que ela se constitui como uma verdadeira narrativa sobre a nação e como recurso comunicativo, conforme defende Lopes (2014). Palavras-chave: Telenovela. Narrativa midiática. Problematização. Recurso Comunicativo. |
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A TELENOVELA BRASILEIRA: DA ORIGEM A SUA CONSTITUIÇÃO COMO RECURSO COMUNICATIVOResumo: A telenovela é um gênero de ficção midiática de extrema importância para o Brasil, sendo constantemente estudada devido à capacidade que apresenta em representar a realidade, servindo como uma verdadeira “vitrine cultural”. Presente no país desde 1951, pode-se dizer que a história desse gênero se confunde com a de seu suporte, a televisão. Primeiramente exibida ao vivo, em formato não diário e com um enredo alienante e evasivo, a telenovela foi desqualificada do ponto de vista da crítica. Contudo, o gênero se desvinculou das características essenciais de sua matriz latino-americana, passando a se constituir numa narrativa amplamente problematizadora acerca do cenário brasileiro. A partir dessas considerações iniciais, este artigo intenciona tecer considerações acerca da origem da telenovela e avança nas teses de que ela se constitui como uma verdadeira narrativa sobre a nação e como recurso comunicativo, conforme defende Lopes (2014). Palavras-chave: Telenovela. Narrativa midiática. Problematização. Recurso Comunicativo. Revista Mediação2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/4705Revista Mediação; v. 19 n. 24 (2017): Práticas Midiáticas Transversais2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/4705/pdfCopyright (c) 2017 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessribeiro, Rondinele AparecidoMarques, Francisco Claudio Alves2018-06-08T20:37:39Zoai:ojs.fumec.br:article/4705Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2018-06-08T20:37:39Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
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Resumo: A telenovela é um gênero de ficção midiática de extrema importância para o Brasil, sendo constantemente estudada devido à capacidade que apresenta em representar a realidade, servindo como uma verdadeira “vitrine cultural”. Presente no país desde 1951, pode-se dizer que a história desse gênero se confunde com a de seu suporte, a televisão. Primeiramente exibida ao vivo, em formato não diário e com um enredo alienante e evasivo, a telenovela foi desqualificada do ponto de vista da crítica. Contudo, o gênero se desvinculou das características essenciais de sua matriz latino-americana, passando a se constituir numa narrativa amplamente problematizadora acerca do cenário brasileiro. A partir dessas considerações iniciais, este artigo intenciona tecer considerações acerca da origem da telenovela e avança nas teses de que ela se constitui como uma verdadeira narrativa sobre a nação e como recurso comunicativo, conforme defende Lopes (2014). Palavras-chave: Telenovela. Narrativa midiática. Problematização. Recurso Comunicativo. |
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