Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333 |
Resumo: | Este estudo analisa a comunicação do coletivo feminista Instituto Política Por.De.Para Mulheres (Curitiba), que incentiva a inserção feminina na política. Em Curitiba, apenas oito mulheres foram eleitas em 2016 para a Câmara Municipal, o que representa 21% do total de vagas. Na Assembleia Legislativa do Paraná a situação é similar: a casa conta atualmente com quatro deputadas eleitas – cerca de 7% das 54 cadeiras. Essa baixa representatividade da mulher e as estratégias de comunicação são exploradas por meio de um referencial teórico que explica a política como um campo predominantemente masculino e evidencia os esforços para mudar esse cenário. Como procedimento metodológico, adotou-se a revisão bibliográfica, entrevista em profundidade com a idealizadora do coletivo e análise de conteúdo segundo Bardin (2011) das publicações realizadas pelo grupo nas redes sociais Facebook e Instagram em um período de 30 dias, que antecederam o “III Encontro de Pesquisas Por.De.Sobre Mulheres”, realizado em junho de 2019 pelo Instituto. Para tensionar as informações obtidas na análise dos conteúdos postados, foi feita uma entrevista estruturada, via e-mail, com a diretora de comunicação do Instituto. Foi observado que o coletivo tem uma comunicação descentralizada e horizontal, que consegue alcançar engajamentos positivos com o público-alvo. |
id |
FUMEC-2_825ac3c691eb760b4a175b082cfd5e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/7333 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na políticaComunicação PolíticaMulheres na PolíticaRepresentatividade FemininaColetivo Feminista.MídiasJornalismoSociedade e CulturalEste estudo analisa a comunicação do coletivo feminista Instituto Política Por.De.Para Mulheres (Curitiba), que incentiva a inserção feminina na política. Em Curitiba, apenas oito mulheres foram eleitas em 2016 para a Câmara Municipal, o que representa 21% do total de vagas. Na Assembleia Legislativa do Paraná a situação é similar: a casa conta atualmente com quatro deputadas eleitas – cerca de 7% das 54 cadeiras. Essa baixa representatividade da mulher e as estratégias de comunicação são exploradas por meio de um referencial teórico que explica a política como um campo predominantemente masculino e evidencia os esforços para mudar esse cenário. Como procedimento metodológico, adotou-se a revisão bibliográfica, entrevista em profundidade com a idealizadora do coletivo e análise de conteúdo segundo Bardin (2011) das publicações realizadas pelo grupo nas redes sociais Facebook e Instagram em um período de 30 dias, que antecederam o “III Encontro de Pesquisas Por.De.Sobre Mulheres”, realizado em junho de 2019 pelo Instituto. Para tensionar as informações obtidas na análise dos conteúdos postados, foi feita uma entrevista estruturada, via e-mail, com a diretora de comunicação do Instituto. Foi observado que o coletivo tem uma comunicação descentralizada e horizontal, que consegue alcançar engajamentos positivos com o público-alvo.Revista Mediação2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333Revista Mediação; v. 22 n. 29 (2019): Sociedade Contemporânea e Coletivos2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333/pdfCopyright (c) 2019 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Quadros, Claudia IrenePanke, LucianaLançoni Bernardi, Karinada Silva Cunha, Silvia Maria2019-12-13T13:26:57Zoai:ojs.fumec.br:article/7333Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2019-12-13T13:26:57Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
title |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
spellingShingle |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política de Quadros, Claudia Irene Comunicação Política Mulheres na Política Representatividade Feminina Coletivo Feminista. Mídias Jornalismo Sociedade e Cultural |
title_short |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
title_full |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
title_fullStr |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
title_full_unstemmed |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
title_sort |
Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política |
author |
de Quadros, Claudia Irene |
author_facet |
de Quadros, Claudia Irene Panke, Luciana Lançoni Bernardi, Karina da Silva Cunha, Silvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Panke, Luciana Lançoni Bernardi, Karina da Silva Cunha, Silvia Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Quadros, Claudia Irene Panke, Luciana Lançoni Bernardi, Karina da Silva Cunha, Silvia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Política Mulheres na Política Representatividade Feminina Coletivo Feminista. Mídias Jornalismo Sociedade e Cultural |
topic |
Comunicação Política Mulheres na Política Representatividade Feminina Coletivo Feminista. Mídias Jornalismo Sociedade e Cultural |
description |
Este estudo analisa a comunicação do coletivo feminista Instituto Política Por.De.Para Mulheres (Curitiba), que incentiva a inserção feminina na política. Em Curitiba, apenas oito mulheres foram eleitas em 2016 para a Câmara Municipal, o que representa 21% do total de vagas. Na Assembleia Legislativa do Paraná a situação é similar: a casa conta atualmente com quatro deputadas eleitas – cerca de 7% das 54 cadeiras. Essa baixa representatividade da mulher e as estratégias de comunicação são exploradas por meio de um referencial teórico que explica a política como um campo predominantemente masculino e evidencia os esforços para mudar esse cenário. Como procedimento metodológico, adotou-se a revisão bibliográfica, entrevista em profundidade com a idealizadora do coletivo e análise de conteúdo segundo Bardin (2011) das publicações realizadas pelo grupo nas redes sociais Facebook e Instagram em um período de 30 dias, que antecederam o “III Encontro de Pesquisas Por.De.Sobre Mulheres”, realizado em junho de 2019 pelo Instituto. Para tensionar as informações obtidas na análise dos conteúdos postados, foi feita uma entrevista estruturada, via e-mail, com a diretora de comunicação do Instituto. Foi observado que o coletivo tem uma comunicação descentralizada e horizontal, que consegue alcançar engajamentos positivos com o público-alvo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7333/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mediação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mediação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 22 n. 29 (2019): Sociedade Contemporânea e Coletivos 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944895336972288 |