DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alexandre Mota
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278
Resumo: Neste artigo, discute-se sobre um procedimento construtivo e analítico da composição visual de anúncios publicitários, no qual se propõe a aproximação entre os conceitos de signo semiótico peirceano e as leis de organização visual da forma sugerida pela Gestalt. O foco é analisar a composição visual do anúncio publicitário levando em consideração o contexto, o produto e a idéia criativa do anúncio. Como exemplo da aplicabilidade da discussão, fez-se a análise do anúncio "Chega de dar dor de cabeça para o seu pai", do Whisky Teacher´s, selecionado no 15º anuário do Clube de Criação de São Paulo.
id FUMEC-2_e7ec4770abfbcb80443fdf037accac29
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/278
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOScriação publicitáriadireção de artepublicidade e propagandacomposição visualanúncio impresso.Neste artigo, discute-se sobre um procedimento construtivo e analítico da composição visual de anúncios publicitários, no qual se propõe a aproximação entre os conceitos de signo semiótico peirceano e as leis de organização visual da forma sugerida pela Gestalt. O foco é analisar a composição visual do anúncio publicitário levando em consideração o contexto, o produto e a idéia criativa do anúncio. Como exemplo da aplicabilidade da discussão, fez-se a análise do anúncio "Chega de dar dor de cabeça para o seu pai", do Whisky Teacher´s, selecionado no 15º anuário do Clube de Criação de São Paulo.Revista Mediação2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 20082179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278/275da Silva, Alexandre Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:38Zoai:ojs.fumec.br:article/278Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:38Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
spellingShingle DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
da Silva, Alexandre Mota
criação publicitária
direção de arte
publicidade e propaganda
composição visual
anúncio impresso.
title_short DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_full DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_fullStr DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_full_unstemmed DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_sort DISCUSSÃO METODOLÓGICA E ANALÍTICA ACERCA DA COMPOSIÇÃO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
author da Silva, Alexandre Mota
author_facet da Silva, Alexandre Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alexandre Mota
dc.subject.por.fl_str_mv criação publicitária
direção de arte
publicidade e propaganda
composição visual
anúncio impresso.
topic criação publicitária
direção de arte
publicidade e propaganda
composição visual
anúncio impresso.
description Neste artigo, discute-se sobre um procedimento construtivo e analítico da composição visual de anúncios publicitários, no qual se propõe a aproximação entre os conceitos de signo semiótico peirceano e as leis de organização visual da forma sugerida pela Gestalt. O foco é analisar a composição visual do anúncio publicitário levando em consideração o contexto, o produto e a idéia criativa do anúncio. Como exemplo da aplicabilidade da discussão, fez-se a análise do anúncio "Chega de dar dor de cabeça para o seu pai", do Whisky Teacher´s, selecionado no 15º anuário do Clube de Criação de São Paulo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/278/275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 2008
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894143692800