Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardini, Gleice
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gobbi, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891
Resumo: O artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população.
id FUMEC-2_e8eeec54986e9604b10c01c068f2d4e8
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/1891
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Levante Popular da juventude brasileira: saímos do FacebookComunicaçãoInternetMovimentos SociaisMídiasBrasilMídiasJornalismoSociedadeInternetBrasilO artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população.Revista Mediação2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891/pdfBernardini, GleiceGobbi, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1891Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
title Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
spellingShingle Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
Bernardini, Gleice
Comunicação
Internet
Movimentos Sociais
Mídias
Brasil
Mídias
Jornalismo
Sociedade
Internet
Brasil
title_short Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
title_full Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
title_fullStr Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
title_full_unstemmed Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
title_sort Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
author Bernardini, Gleice
author_facet Bernardini, Gleice
Gobbi, Maria Cristina
author_role author
author2 Gobbi, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardini, Gleice
Gobbi, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Internet
Movimentos Sociais
Mídias
Brasil
Mídias
Jornalismo
Sociedade
Internet
Brasil
topic Comunicação
Internet
Movimentos Sociais
Mídias
Brasil
Mídias
Jornalismo
Sociedade
Internet
Brasil
description O artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 2013
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894562074624