Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891 |
Resumo: | O artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população. |
id |
FUMEC-2_e8eeec54986e9604b10c01c068f2d4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/1891 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do FacebookComunicaçãoInternetMovimentos SociaisMídiasBrasilMídiasJornalismoSociedadeInternetBrasilO artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população.Revista Mediação2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891/pdfBernardini, GleiceGobbi, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1891Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
title |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
spellingShingle |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook Bernardini, Gleice Comunicação Internet Movimentos Sociais Mídias Brasil Mídias Jornalismo Sociedade Internet Brasil |
title_short |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
title_full |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
title_fullStr |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
title_full_unstemmed |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
title_sort |
Levante Popular da juventude brasileira: saímos do Facebook |
author |
Bernardini, Gleice |
author_facet |
Bernardini, Gleice Gobbi, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Gobbi, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardini, Gleice Gobbi, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Internet Movimentos Sociais Mídias Brasil Mídias Jornalismo Sociedade Internet Brasil |
topic |
Comunicação Internet Movimentos Sociais Mídias Brasil Mídias Jornalismo Sociedade Internet Brasil |
description |
O artigo visa estudar o movimento ocorrido em junho de 2013 no Brasil, inicialmente sob a bandeira do Movimento Passe Livre, porém sem a existência de uma liderança, mas múltiplas vozes que se alternam na busca de mudanças sociais e econômicas. O objeto de estudo é a comunicação feita através das redes sociais e sua realização, ou concretização, nas ruas das principais cidades do país. As passeatas demonstram a força da comunicação midiática e de um novo fenômeno de conversação, o uso das redes sociais, agora como fator de união e não mais apenas como vitrine da vida cotidiana. A internet se tornou um novo meio de comunicação de fácil e livre acesso, além de sua rapidez na dissipação de dados. Desta forma, a juventude se utilizou de tal tecnologia para um levante na busca de melhorias sociais das cidades onde aconteceram as passeatas. Tal movimento ainda sem um estudo acadêmico e social deve ser debatido para que, além de entendido, possa ampliar as contribuições com a sociedade, auxiliando-a em suas reivindicações. Foi escolhido o site #causabrasil para o estudo e percepção das questões pela qual o público manifesta insatisfação. O site realiza uma análise com a combinação de uma lista de hastags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos utilizados por usuários do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google, através da ferramenta de monitoramento Seekr, e em um infográfico apresenta as principais bandeiras de luta da população. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1891/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 2013 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894562074624 |