O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328 |
Resumo: | Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos. |
id |
FUNDACE-11_ca88c9f3a2f7bc0ee94ad006b7fb9eb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/328 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaSteinbruch, Fernanda KalilSantos, Jane LuciaHansen, Peter BentPerin, Marcelo Gattermann2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/32810.13059/racef.v6i2.328Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328/76Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T22:49:27Zoai::article/328Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-02-02T22:49:27Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
title |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
spellingShingle |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? Steinbruch, Fernanda Kalil |
title_short |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
title_full |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
title_fullStr |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
title_full_unstemmed |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
title_sort |
O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS? |
author |
Steinbruch, Fernanda Kalil |
author_facet |
Steinbruch, Fernanda Kalil Santos, Jane Lucia Hansen, Peter Bent Perin, Marcelo Gattermann |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jane Lucia Hansen, Peter Bent Perin, Marcelo Gattermann |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steinbruch, Fernanda Kalil Santos, Jane Lucia Hansen, Peter Bent Perin, Marcelo Gattermann |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328 10.13059/racef.v6i2.328 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v6i2.328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015) 2178-7638 10.13059/racef.v6i2 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282836135936 |