O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinbruch, Fernanda Kalil
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Jane Lucia, Hansen, Peter Bent, Perin, Marcelo Gattermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328
Resumo: Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos.
id FUNDACE-11_ca88c9f3a2f7bc0ee94ad006b7fb9eb9
oai_identifier_str oai::article/328
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaSteinbruch, Fernanda KalilSantos, Jane LuciaHansen, Peter BentPerin, Marcelo Gattermann2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/32810.13059/racef.v6i2.328Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328/76Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T22:49:27Zoai::article/328Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-02-02T22:49:27Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
title O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
spellingShingle O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Steinbruch, Fernanda Kalil
title_short O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
title_full O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
title_fullStr O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
title_full_unstemmed O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
title_sort O QUE SE TEM ESTUDADO SOBRE MODOS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
author Steinbruch, Fernanda Kalil
author_facet Steinbruch, Fernanda Kalil
Santos, Jane Lucia
Hansen, Peter Bent
Perin, Marcelo Gattermann
author_role author
author2 Santos, Jane Lucia
Hansen, Peter Bent
Perin, Marcelo Gattermann
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinbruch, Fernanda Kalil
Santos, Jane Lucia
Hansen, Peter Bent
Perin, Marcelo Gattermann
dc.subject.none.fl_str_mv

description Estudos anteriores apontam que as pesquisas sobre gestão estratégica organizacional têm focado principalmente em empresas que atuam em ambientes domésticos e pouco abordam as atividades internacionais das organizações. Entretanto, parece haver um crescente interesse por temas associados à internacionalização de empresas. Neste contexto, pouco se sabe como os estudos recentes, a partir dos anos 2000, têm buscado explorar e explicar os modos de entrada de empresas no mercado externo. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido estudado sobre “modos de entrada em mercados internacionais” entre 2000 e 2013. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico por meio do qual foram analisados 46 artigos publicados em relevantes periódicos da área. Entre os principais resultados identificou-se que grande parte dos artigos refere-se a estudos empíricos (44 trabalhos), sendo que a maioria é pesquisa quantitativa realizada em empresas localizadas na Europa. Também foi possível identificar que existe espaço para novos estudos na área que relacionem o assunto “modos de entrada em mercados internacionais” com os temas relacionados a incerteza, conhecimento e tempo. Verificou-se, ainda, que nas publicações analisadas as empresas brasileiras são pouco estudadas nas pesquisas empíricas, o que representa uma oportunidade para a publicação de futuros estudos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328
10.13059/racef.v6i2.328
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328
identifier_str_mv 10.13059/racef.v6i2.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/328/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)
2178-7638
10.13059/racef.v6i2
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282836135936