Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adriano Batista
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350
Resumo: O trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont.
id FUNDAJ-0_077fc557090e8e9723c2205f04cace91
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviaçãoO trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350Cadernos de Estudos Sociais; v. 21 n. 1-2 (2005)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350/1070Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Adriano Batista2014-10-03T13:06:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:01Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
title Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
spellingShingle Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
Dias, Adriano Batista
title_short Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
title_full Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
title_fullStr Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
title_full_unstemmed Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
title_sort Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
author Dias, Adriano Batista
author_facet Dias, Adriano Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Adriano Batista
description O trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 21 n. 1-2 (2005)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201036423168