Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350 |
Resumo: | O trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont. |
id |
FUNDAJ-0_077fc557090e8e9723c2205f04cace91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviaçãoO trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350Cadernos de Estudos Sociais; v. 21 n. 1-2 (2005)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350/1070Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Adriano Batista2014-10-03T13:06:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1350Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:01Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
title |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
spellingShingle |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação Dias, Adriano Batista |
title_short |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
title_full |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
title_fullStr |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
title_full_unstemmed |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
title_sort |
Ambiente e Inovação: Lições dos primórdios da aviação |
author |
Dias, Adriano Batista |
author_facet |
Dias, Adriano Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Adriano Batista |
description |
O trabalho foca a relação do ambiente com as inovações tecnológicas. Aplica-se à relação entre o ambiente e as estratégias e ações relativas aos principais pioneiros da aviação em terras americanas, os Irmãos Wright, e ao principal pioneiro na Europa, Santos Dumont. Buscando-se as marcas das instituições mais relevantes no que concerne à inovação, como por exemplo, a posição face às patentes e à motivação, as estratégias e trajetórias tecnológicas desses pioneiros, são analisadas: a preferência dos Wright por inovações radicais minimizadas, passando do planador biplano de 1901, por etapas, ao avião biplano de 1908; o arrojo às inovações radicais de Santos Dumont, inventando e pondo na prática cotidiana bens de natureza inteiramente diversa: o menor balão livre já construído; dirigíveis, destacando-se um aplicado na conquista de um prêmio internacional, outro usado como transporte pessoal; aviões, um primeiro, biplano, aplicado na conquista de dois prêmios internacionalmente abertos, um monoplano, o mais produzido e voado nos entornos de 1910. Entende-se, como conclusão, que a grande ênfase no trinômio competição x segredo x patente, bem como a extremada motivação pelo lucro, foram todos fatores negativos no ambiente norte-americano. A maior participação da cooperação no ambiente europeu, com menor ênfase em patente e em segredo, e motivação mais diversificada, foram fatores positivos. Palavras-chave: ambiente; inovações tecnológicas; pioneiros da aviação, dirigíveis, patente. The work focus the relationship of the ambient with the technological innovations. It is applied to the relationship between the ambient and the strategies and actions of the main pioneers of the aviation in American lands, the Wright Brothers, and to the main pioneer in Europe, Santos Dumont. Looking for the marks of the most important institutions concerning to innovation, for example, the position face to the patents and the motivation, the strategies and technological trajectories of those pioneers, are analyzed: the Wright's preference for minimized radical innovations, going by stages from the glider biplane of 1901, to the airplane biplane of 1908; the Santos Dumont's hurl of radical innovations, inventing and putting in the practical use goods of entirely diverse nature: the smallest free balloon already built; dirigibles, standing out one applied in the conquest of most outstanding international prize relative to dirigibles, another used for effective personal urban transport; airplanes, a first one, biplane, applied in the conquest of two prizes internationally open, a monoplane, the rnost produced and flown around 1910. It is understood, as conclusion, that the great emphasis in the trinomial "competition x secret x patent", as well as an extreme motivation for the profit, were all negative factors in the North American ambient. The largest participation of the cooperation in the European ambient, with smaller emphasis in patent and secret, and diversified motivation, were positive factors. Key words: technological innovations, dirigibles, pioneers of the aviation Santos Dumont. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1350/1070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 21 n. 1-2 (2005) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201036423168 |