De Gordas a Plus Size: uma análise do discurso dos blogs de moda especializada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/85 |
Resumo: | Ao longo do século XX, o corpo passou por transformações profundas, a ponto de se tornar o centro de nosso cotidiano. Saúde perfeita, aparência jovial e beleza em acordo com os padrões passaram a ser desejo e objetos de consumo, oferecidos por clínicas médicas e anunciados em capas de revista. É no corpo que se reúnem discursos dos mais diversos – saúde, alimentação, atividade física, moda, beleza, juventude, envelhecimento e gênero, entre tantos outros. Se por um lado a pressão pelo corpo ideal é alimentada pela sociedade de consumo, por outro é visível que algo vem mudando, como uma espécie de reação, no que diz respeito às pessoas acima do peso. A reformulação no conceito de tamanhos grandes, o que incluiu tratá-lo por um novo nome: plus size. Ser uma mulher plus size não é apenas estar acima do peso, o termo envolve o discurso recheado de atributos de autoafirmação como vaidade, sensualidade, alegria e orgulho de suas próprias formas. Trata-se, portanto, de uma busca pela identidade. Pretende-se analisar o discurso presente nos blogs de moda plus size a fim de refletirmos sobre que identidade está em formação. Quais discursos estão sendo criados? Como o interesse econômico cria novos modelos de beleza? |
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De Gordas a Plus Size: uma análise do discurso dos blogs de moda especializadaModa plus size. Consumo. Blogs de moda. Identidade. Pós-moderrnidadeAo longo do século XX, o corpo passou por transformações profundas, a ponto de se tornar o centro de nosso cotidiano. Saúde perfeita, aparência jovial e beleza em acordo com os padrões passaram a ser desejo e objetos de consumo, oferecidos por clínicas médicas e anunciados em capas de revista. É no corpo que se reúnem discursos dos mais diversos – saúde, alimentação, atividade física, moda, beleza, juventude, envelhecimento e gênero, entre tantos outros. Se por um lado a pressão pelo corpo ideal é alimentada pela sociedade de consumo, por outro é visível que algo vem mudando, como uma espécie de reação, no que diz respeito às pessoas acima do peso. A reformulação no conceito de tamanhos grandes, o que incluiu tratá-lo por um novo nome: plus size. Ser uma mulher plus size não é apenas estar acima do peso, o termo envolve o discurso recheado de atributos de autoafirmação como vaidade, sensualidade, alegria e orgulho de suas próprias formas. Trata-se, portanto, de uma busca pela identidade. Pretende-se analisar o discurso presente nos blogs de moda plus size a fim de refletirmos sobre que identidade está em formação. Quais discursos estão sendo criados? Como o interesse econômico cria novos modelos de beleza? Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2015-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analitica - analise de discursoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/85Cadernos de Estudos Sociais; v. 30 n. 1 (2015); 36-602595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/85/1259https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/85/1264Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelja, Karen GrujicicOliveira, Merilyn Escobar2015-10-19T18:51:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/85Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2015-10-19T18:51:17Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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