De Gordas a Plus Size: uma análise do discurso dos blogs de moda especializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelja, Karen Grujicic
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Merilyn Escobar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/85
Resumo: Ao longo do século XX, o corpo passou por transformações profundas, a ponto de se tornar o centro de nosso cotidiano. Saúde perfeita, aparência jovial e beleza em acordo com os padrões passaram a ser desejo e objetos de consumo, oferecidos por clínicas médicas e anunciados em capas de revista.  É no corpo que se reúnem discursos dos mais diversos – saúde, alimentação, atividade física, moda, beleza, juventude, envelhecimento e gênero, entre tantos outros. Se por um lado a pressão pelo corpo ideal é alimentada pela sociedade de consumo, por outro é visível que algo vem mudando, como uma espécie de reação, no que diz respeito às pessoas acima do peso. A reformulação no conceito de tamanhos grandes, o que incluiu tratá-lo por um novo nome: plus size. Ser uma mulher plus size não é apenas estar acima do peso, o termo envolve o discurso recheado de atributos de autoafirmação como vaidade, sensualidade, alegria e orgulho de suas próprias formas. Trata-se, portanto, de uma busca pela identidade. Pretende-se analisar o discurso presente nos blogs de moda plus size a fim de refletirmos sobre que identidade está em formação. Quais discursos estão sendo criados? Como o interesse econômico cria novos modelos de beleza? 
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