Mulheres, empoderamento e autoestima: a influência dos blogs de moda na identidade plus size
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55144 |
Resumo: | Os blogs de moda são espaços de transmissão e de afirmação de modelos de beleza. Aqueles voltados ao meio plus size são instrumentos de valorização da diversidade corporal e de resistência diante dos padrões estéticos dominantes nas sociedades atuais. Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender os discursos nos blogs de moda plus size “Entre Topetes e Vinis”, do Brasil, e “GabiFresh”, dos EUA, percebendo os laços existentes entre o corpo das mulheres e a moda na promoção da identidade plus size. As conclusões ressaltam os traços discursivos mais presentes nos blogs, como o mito da beleza, a democratização da moda e a valorização da diversidade corporal. Apontam também para estes blogs como pontos de resistência diante do mainstream que fomenta determinados padrões estéticos e exclui e/ou secundariza outros, sobretudo no que concerne ao corpo das mulheres. |
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Mulheres, empoderamento e autoestima: a influência dos blogs de moda na identidade plus sizeMulheresBlogs de modaCorpoPlus sizeWomenFashion blogsBodybody and plus sizeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSocial SciencesOs blogs de moda são espaços de transmissão e de afirmação de modelos de beleza. Aqueles voltados ao meio plus size são instrumentos de valorização da diversidade corporal e de resistência diante dos padrões estéticos dominantes nas sociedades atuais. Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender os discursos nos blogs de moda plus size “Entre Topetes e Vinis”, do Brasil, e “GabiFresh”, dos EUA, percebendo os laços existentes entre o corpo das mulheres e a moda na promoção da identidade plus size. As conclusões ressaltam os traços discursivos mais presentes nos blogs, como o mito da beleza, a democratização da moda e a valorização da diversidade corporal. Apontam também para estes blogs como pontos de resistência diante do mainstream que fomenta determinados padrões estéticos e exclui e/ou secundariza outros, sobretudo no que concerne ao corpo das mulheres.Fashion blogs have become spaces for the transmission and promotion of beauty standards. More specifically, plus size fashion blogs contribute to acknowledging body diversity and fostering resistance against the dominant aesthetic standards that are entrenched in contemporary society. In this paper, we aim to understand the discourses present in plus size fashion blogs: “Entre Topetes e Vinis”, from Brazil, and “GabiFresh”, from the USA, noticing the links between (women’s) body and fashion in the promotion of plus size identity. Findings suggest that the myth of beauty, the democratization of fashion and the promotion of body diversity are the most common discourses in plus size fashion blogs. They also present these blogs as points of resistance against a mainstream that fosters some aesthetic standards and excludes and/or ignores others, especially when it comes to women's bodies.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)Universidade do MinhoSarturi, LetíciaCerqueira, Carla Preciosa Braga20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55144por2179-713710.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35626http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/article/view/35626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:21:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:21:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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