A revolução fashion: os blogs como instrumentos de consolidação da identidade plus size

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaia, Letícia Sarturi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41049
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
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spelling A revolução fashion: os blogs como instrumentos de consolidação da identidade plus sizeBlogs de modaCorpoMulheres plus sizePlus sizeFashion blogsBody and plus sizeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaOs blogs revolucionaram a forma de comunicação na Internet. Desde o seu surgimento, milhões de pessoas encontraram um espaço para manifestar sua opinião ou informar por meio deles. Os blogs de moda, em específico, tornaram-se um dos exponenciais entre os diversos tipos de conteúdo abordados nesses espaços comunicacionais. Em uma época marcada pelo culto da aparência, tais blogs transformaram-se em canais para a transmissão e afirmação de um ideal normativo de beleza. Posteriormente surgiram os blogs voltados ao meio plus size, os quais se tornaram um instrumento de valorização da diversidade corporal e de resistência diante da disseminação de ideais estéticos, onde predomina a magreza, que se espalham na sociedade contemporânea através, por exemplo, da mídia. Nesta pesquisa, sob a vertente teórica, propomos reflexões a cerca da moda, compreendendo-a enquanto fenômeno social (Simmel, 2008); o estatuto do corpo, visto como “objeto de consumo” (Baudrillard, 1995); e a importância e trajetória dos blogs como meios de comunicação no meio digital. Como objeto de pesquisa buscamos compreender os discursos presentes nos blogs de moda plus size: Entre Topetes e Vinis, do Brasil, e GabiFresh, dos Estados Unidos, compreendendo os laços existentes entre o corpo e a moda. Tais espaços foram escolhidos por apresentarem destaque no meio plus size e serem indicados em listas e rankings de blogs de moda. Para isso, recorremos, metodologicamente, à Análise Temática (Braun & Clarke, 2006, 2013) e a Análise Foucaudiana de Discurso (Willig, 2003, 2008). As conclusões apontam para os blogs de moda plus size como pontos de resistência diante do mainstream que fomenta determinados padrões estéticos e exclui e/ou secundariza outros. Além disso, reflete a cerca dos traços discursivos mais presentes nos blogs: mito da beleza, democratização da moda, valorização da diversidade corporal, entre outros.Blogs have revolutionized the way of communication on the Web. Since his appearance, millions of people found a space to express their opinion and inform themselves through them. Fashion blogs, in specific, became one of the exponential between the various types of content addressed in these communication spaces. In a period defined by the appearance worship, these blogs had turned into channels for the transmission and affirmation of stereotypes and information about beauty. The ones about the plus size subject became an instrument of body appreciation and resistance against the spread of aesthetic ideals, where dominates the slimness, that disseminates in contemporary society through media, for example. In the theorical side, we propose reflections about fashion, understanding it as a social phenomenon (Simmel, 2008), body status, seen as “consumer object” (Baudrillard, 1995), and the importance and history blogs as media. In this study, we sought to understand the speeches present on plus size fashion blogs: Entre Topetes e Vinis, from Brazil, and GabiFresh, from the United States, understanding the existent links between body and fashion. To do so, we used, methodologically, the Thematic Analysis (Braun & Clarke, 2006, 2013) and Foucauldian Discourse Analysis (Willig, 2003, 2008). The findings point to blogs as resistante point in front of the mainstream that fosters certain aesthetic standards and excludes others. And reflects some of the most present discursive traits in blogs: beauty myth, fashion democratization, recovery of body diversity and others.Cerqueira, Carla Preciosa BragaUniversidade do MinhoIsaia, Letícia Sarturi20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41049por201105454info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:24.533702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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