A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Rosa Cristina da Conceição
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Liliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1996
Resumo: The article presents elements for the discussion about the contribution of the school manager to the training of student readers, with an alternative to storytelling. The general objective is to perceive the contribution of school managers in the training of student readers, encouraging reading within the Library. It makes some considerations with the bibliography on reading and training of student readers, the role of the manager in the school library and storytelling within the library. In addition, it presents the data and analysis of information after applying a questionnaire, as well as the results obtained and the conclusion of the research with relevant information that aim to contribute to the optimization of the research. Keywords: Reading. Storytelling. School Manager. Library.
id FUNDAJ-0_2af217bb999408d616b541ebadd0de8d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1996
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECAThe article presents elements for the discussion about the contribution of the school manager to the training of student readers, with an alternative to storytelling. The general objective is to perceive the contribution of school managers in the training of student readers, encouraging reading within the Library. It makes some considerations with the bibliography on reading and training of student readers, the role of the manager in the school library and storytelling within the library. In addition, it presents the data and analysis of information after applying a questionnaire, as well as the results obtained and the conclusion of the research with relevant information that aim to contribute to the optimization of the research. Keywords: Reading. Storytelling. School Manager. Library.O artigo apresentou elementos para a discussão sobre a contribuição do gestor escolar na formação de alunos leitores, tendo como alternativa a contação de histórias. O objetivo geral é perceber a contribuição dos gestores escolares na formação de alunos leitores, incentivando a leitura na biblioteca. Foi realizada revisão bibliográfica sobre leitura e formação de alunos leitores, o papel do gestor na biblioteca escolar e contação de histórias dentro da biblioteca. Além disso, apresenta os dados e a análise de informações após aplicação de questionário, tendo como resultado a contribuição dos gestores escolares diretamente para a formação de alunos leitores e a conclusão da pesquisa com informações relevantes que visam contribuir com a otimização da pesquisa. Palavras-chave:  Leitura. Contação de Histórias. Gestor Escolar. Biblioteca.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/199610.33148/CES25954091V36n2(2021)1996Cadernos de Estudos Sociais; v. 36 n. 2 (2021): Políticas Educacionais e Direitos em tempos de pandemia2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1996/1661Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Rosa Cristina da ConceiçãoRodrigues, Liliane2022-07-12T14:05:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1996Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2022-07-12T14:05:02Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
title A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
Conceição, Rosa Cristina da Conceição
title_short A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: A HORA DO CONTO DENTRO DA BIBLIOTECA
author Conceição, Rosa Cristina da Conceição
author_facet Conceição, Rosa Cristina da Conceição
Rodrigues, Liliane
author_role author
author2 Rodrigues, Liliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Rosa Cristina da Conceição
Rodrigues, Liliane
description The article presents elements for the discussion about the contribution of the school manager to the training of student readers, with an alternative to storytelling. The general objective is to perceive the contribution of school managers in the training of student readers, encouraging reading within the Library. It makes some considerations with the bibliography on reading and training of student readers, the role of the manager in the school library and storytelling within the library. In addition, it presents the data and analysis of information after applying a questionnaire, as well as the results obtained and the conclusion of the research with relevant information that aim to contribute to the optimization of the research. Keywords: Reading. Storytelling. School Manager. Library.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1996
10.33148/CES25954091V36n2(2021)1996
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1996
identifier_str_mv 10.33148/CES25954091V36n2(2021)1996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1996/1661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 36 n. 2 (2021): Políticas Educacionais e Direitos em tempos de pandemia
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201904644096