MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1795 |
Resumo: | O artigo, ora apresentado, objetiva realizar uma discussão acerca das concepções do conceito de accountability em educação e, tomadas como parâmetro, faremos algumas incursões na direção das políticas da Educação Básica desenvolvidas em estados da Região Nordeste do Brasil, entre 1990 a 2018, envolvendo processos de avaliação e de accountability. As fontes que suportam este trabalho tratam-se de uma amostra constituida de oitenta e seis produções da literatura brasileira, no campo da educação, dentre artigos, teses e dissertações, como também toma como base informações sobre as políticas educacionais, coletadas a partir dos sítios das secretarias estaduais de educação e no Portal da Avaliação do Centro de Políticas Públicas e de Avaliação da Educação (CAED). A pertinência do tema desta investigação e o seu contributo para o Encontro está imbuído no aprofundamento teórico-conceitual do termo accountability, como forma de resistência ao discurso hegemônico, conservador e neoliberal, ao mesmo tempo que buscará explicitar modelo ou formas parcelares de accountability no âmbito das politicas estaduais da Educação Básica. |
id |
FUNDAJ-0_3681a318f7d3026a6a61302fdf643aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1795 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASILAccountabilityAvaliaçãoEducação Básica.O artigo, ora apresentado, objetiva realizar uma discussão acerca das concepções do conceito de accountability em educação e, tomadas como parâmetro, faremos algumas incursões na direção das políticas da Educação Básica desenvolvidas em estados da Região Nordeste do Brasil, entre 1990 a 2018, envolvendo processos de avaliação e de accountability. As fontes que suportam este trabalho tratam-se de uma amostra constituida de oitenta e seis produções da literatura brasileira, no campo da educação, dentre artigos, teses e dissertações, como também toma como base informações sobre as políticas educacionais, coletadas a partir dos sítios das secretarias estaduais de educação e no Portal da Avaliação do Centro de Políticas Públicas e de Avaliação da Educação (CAED). A pertinência do tema desta investigação e o seu contributo para o Encontro está imbuído no aprofundamento teórico-conceitual do termo accountability, como forma de resistência ao discurso hegemônico, conservador e neoliberal, ao mesmo tempo que buscará explicitar modelo ou formas parcelares de accountability no âmbito das politicas estaduais da Educação Básica. Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/179510.33148/CES2595-4091v.34n.220191795Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação2595-40910102-424810.33148/CES2595-4091v.34n.22019reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1795/Modelo%20e%20formas%20parcelares%20de%20accountability%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%3A%20um%20olhCopyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE2023-07-19T13:29:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1795Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2023-07-19T13:29:09Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
title |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
spellingShingle |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE Accountability Avaliação Educação Básica. |
title_short |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
title_full |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
title_fullStr |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
title_sort |
MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL |
author |
OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE |
author_facet |
OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accountability Avaliação Educação Básica. |
topic |
Accountability Avaliação Educação Básica. |
description |
O artigo, ora apresentado, objetiva realizar uma discussão acerca das concepções do conceito de accountability em educação e, tomadas como parâmetro, faremos algumas incursões na direção das políticas da Educação Básica desenvolvidas em estados da Região Nordeste do Brasil, entre 1990 a 2018, envolvendo processos de avaliação e de accountability. As fontes que suportam este trabalho tratam-se de uma amostra constituida de oitenta e seis produções da literatura brasileira, no campo da educação, dentre artigos, teses e dissertações, como também toma como base informações sobre as políticas educacionais, coletadas a partir dos sítios das secretarias estaduais de educação e no Portal da Avaliação do Centro de Políticas Públicas e de Avaliação da Educação (CAED). A pertinência do tema desta investigação e o seu contributo para o Encontro está imbuído no aprofundamento teórico-conceitual do termo accountability, como forma de resistência ao discurso hegemônico, conservador e neoliberal, ao mesmo tempo que buscará explicitar modelo ou formas parcelares de accountability no âmbito das politicas estaduais da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1795 10.33148/CES2595-4091v.34n.220191795 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1795 |
identifier_str_mv |
10.33148/CES2595-4091v.34n.220191795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1795/Modelo%20e%20formas%20parcelares%20de%20accountability%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%3A%20um%20olh |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação 2595-4091 0102-4248 10.33148/CES2595-4091v.34n.22019 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042197028765696 |