Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_2fe403daffcc92ab93f786c34915c3a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134139 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médioLivro didático;CidadaniaEnsino de SociologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Neste trabalho de conclusão de licenciatura discutem-se os sentidos de cidadania contidos nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Especificamente, buscam-se os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos seis livros físicos aprovados, na medida em que estes revelam objetivos para o ensino da disciplina de sociologia no ensino médio, tanto na apresentação da obra quanto na seleção e apresentação dos conteúdos. No final do século XX, em um contexto de redemocratização do Brasil com mudanças nos campos políticos, sociais e econômicos, a cidadania é retomada como um problema social a ser resolvido, residindo na escola o instrumento social para a sua resolução. Em paralelo, a luta pela retomada da Sociologia como disciplina escolar é sobremaneira justificada pela via da cidadania, assentando-se nela a finalidade de preparar o aluno ao exercício da cidadania, conforme dissertação dada pela Lei de Diretrizes e Bases. A partir desta formulação legal, são elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), preconizando-se a formação cidadã do aluno para a prática política, seguindo-se pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que embora relembre a formação do aluno para o exercício da cidadania, propõe uma abordagem voltada para a desnaturalização e estranhamento. Cada um destes documentos, portanto, reelabora diferentes sentidos para cidadania, perpassando uma ideia de conformação do aluno aos conhecimentos de seus supostos direitos e deveres, conduzindo a um caráter de civilidade. Com as modificações legais na Lei de Diretrizes e Bases em 2008 que introduziram a Sociologia no currículo do Ensino Médio, perdendo assim a relação explícita da Sociologia e exercício da cidadania, questiona-se em que bases assentam-se os objetivos desta disciplina escolar transmitidos via livros didáticos aprovados em relação à cidadania.Pereira de Oliveira, AmurabiUniversidade Federal de Santa CatarinaMARTINA BARON ENGERROFF, ANA2015-08-05T17:49:22Z2015-08-05T17:49:22Z2015-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:56:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T20:56:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
title |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
spellingShingle |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio MARTINA BARON ENGERROFF, ANA Livro didático; Cidadania Ensino de Sociologia |
title_short |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
title_full |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
title_fullStr |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
title_sort |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
author |
MARTINA BARON ENGERROFF, ANA |
author_facet |
MARTINA BARON ENGERROFF, ANA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira de Oliveira, Amurabi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINA BARON ENGERROFF, ANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático; Cidadania Ensino de Sociologia |
topic |
Livro didático; Cidadania Ensino de Sociologia |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-05T17:49:22Z 2015-08-05T17:49:22Z 2015-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236955320320 |