Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_2fe403daffcc92ab93f786c34915c3a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134139
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médioLivro didático;CidadaniaEnsino de SociologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Neste trabalho de conclusão de licenciatura discutem-se os sentidos de cidadania contidos nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Especificamente, buscam-se os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos seis livros físicos aprovados, na medida em que estes revelam objetivos para o ensino da disciplina de sociologia no ensino médio, tanto na apresentação da obra quanto na seleção e apresentação dos conteúdos. No final do século XX, em um contexto de redemocratização do Brasil com mudanças nos campos políticos, sociais e econômicos, a cidadania é retomada como um problema social a ser resolvido, residindo na escola o instrumento social para a sua resolução. Em paralelo, a luta pela retomada da Sociologia como disciplina escolar é sobremaneira justificada pela via da cidadania, assentando-se nela a finalidade de preparar o aluno ao exercício da cidadania, conforme dissertação dada pela Lei de Diretrizes e Bases. A partir desta formulação legal, são elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), preconizando-se a formação cidadã do aluno para a prática política, seguindo-se pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que embora relembre a formação do aluno para o exercício da cidadania, propõe uma abordagem voltada para a desnaturalização e estranhamento. Cada um destes documentos, portanto, reelabora diferentes sentidos para cidadania, perpassando uma ideia de conformação do aluno aos conhecimentos de seus supostos direitos e deveres, conduzindo a um caráter de civilidade. Com as modificações legais na Lei de Diretrizes e Bases em 2008 que introduziram a Sociologia no currículo do Ensino Médio, perdendo assim a relação explícita da Sociologia e exercício da cidadania, questiona-se em que bases assentam-se os objetivos desta disciplina escolar transmitidos via livros didáticos aprovados em relação à cidadania.Pereira de Oliveira, AmurabiUniversidade Federal de Santa CatarinaMARTINA BARON ENGERROFF, ANA2015-08-05T17:49:22Z2015-08-05T17:49:22Z2015-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:56:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T20:56:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
title Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
spellingShingle Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
Livro didático;
Cidadania
Ensino de Sociologia
title_short Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
title_full Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
title_fullStr Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
title_full_unstemmed Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
title_sort Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
author MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
author_facet MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira de Oliveira, Amurabi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático;
Cidadania
Ensino de Sociologia
topic Livro didático;
Cidadania
Ensino de Sociologia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-05T17:49:22Z
2015-08-05T17:49:22Z
2015-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236955320320