Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Alexandrina Sobreira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094
Resumo: O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.
id FUNDAJ-0_a96056a5d8ca293525b733b6c99d1afb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1094
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094/814Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Alexandrina Sobreira de2014-10-03T13:04:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1094Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:04:46Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
title Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
spellingShingle Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
Moura, Alexandrina Sobreira de
title_short Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
title_full Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
title_fullStr Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
title_full_unstemmed Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
title_sort Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
author Moura, Alexandrina Sobreira de
author_facet Moura, Alexandrina Sobreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Alexandrina Sobreira de
description O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094/814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042198774644736