Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094 |
Resumo: | O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society. |
id |
FUNDAJ-0_a96056a5d8ca293525b733b6c99d1afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1094 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094/814Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Alexandrina Sobreira de2014-10-03T13:04:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1094Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:04:46Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
title |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
spellingShingle |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 Moura, Alexandrina Sobreira de |
title_short |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
title_full |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
title_fullStr |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
title_sort |
Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990 |
author |
Moura, Alexandrina Sobreira de |
author_facet |
Moura, Alexandrina Sobreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Alexandrina Sobreira de |
description |
O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1094/814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042198774644736 |