ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1789 |
Resumo: | Buscamos investigar o tratamento oferecido pelos livros didáticos de língua portuguesa ao trabalho com a produção de texto nos últimos 25 anos. O corpus da pesquisa foi composto por quatro livros do 8° ano dos seguintes anos: 1980; 1994; 2006; 2015. As análises mostraram que o ensino da produção de texto nos livros didáticos mudou bastante com o passar do tempo. As produções textuais do livro de 1980 eram compostas apenas por sugestões de temas, não disponibilizando quaisquer orientações ao aluno. Já no livro de 1994, percebemos que a escrita com base nos gêneros textuais aparece, mas estes não são explorados. Da mesma forma, os alunos continuam solitários na tarefa de escrever textos. Por fim, nos livros de 2006 e 2015 percebemos um grande salto: eles não só apresentam produções voltadas aos gêneros textuais, como também se preocupam em trabalhar suas características, explicitar suas condições de produção e orientar durante todo o processo de escrita. Todavia, as propostas se configuram como essencialmente escolares, na medida em que os alunos interagem apenas com membros da comunidade escolar. |
id |
FUNDAJ-0_c34b0ec9d6715e1742ee65e0284e9d1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1789 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOeducação e aprendizagemBuscamos investigar o tratamento oferecido pelos livros didáticos de língua portuguesa ao trabalho com a produção de texto nos últimos 25 anos. O corpus da pesquisa foi composto por quatro livros do 8° ano dos seguintes anos: 1980; 1994; 2006; 2015. As análises mostraram que o ensino da produção de texto nos livros didáticos mudou bastante com o passar do tempo. As produções textuais do livro de 1980 eram compostas apenas por sugestões de temas, não disponibilizando quaisquer orientações ao aluno. Já no livro de 1994, percebemos que a escrita com base nos gêneros textuais aparece, mas estes não são explorados. Da mesma forma, os alunos continuam solitários na tarefa de escrever textos. Por fim, nos livros de 2006 e 2015 percebemos um grande salto: eles não só apresentam produções voltadas aos gêneros textuais, como também se preocupam em trabalhar suas características, explicitar suas condições de produção e orientar durante todo o processo de escrita. Todavia, as propostas se configuram como essencialmente escolares, na medida em que os alunos interagem apenas com membros da comunidade escolar.Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica e/ou comparativaapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/178910.33148/CES2595-4091v.34n.220191789Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação2595-40910102-424810.33148/CES2595-4091v.34n.22019reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1789/An%C3%A1lise%20hist%C3%B3rica%20do%20tratamento%20oferecido%20pelos%20livros%20did%C3%A1ticosCopyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elaine Cristina Nascimento daSilva, Juliana Alves da2023-07-19T13:29:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1789Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2023-07-19T13:29:09Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
title |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
spellingShingle |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO Silva, Elaine Cristina Nascimento da educação e aprendizagem |
title_short |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
title_full |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
title_fullStr |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
title_sort |
ANÁLISE HISTÓRICA DO TRATAMENTO OFERECIDO PELOS LIVROS DIDATICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA AO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO |
author |
Silva, Elaine Cristina Nascimento da |
author_facet |
Silva, Elaine Cristina Nascimento da Silva, Juliana Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Alves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elaine Cristina Nascimento da Silva, Juliana Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação e aprendizagem |
topic |
educação e aprendizagem |
description |
Buscamos investigar o tratamento oferecido pelos livros didáticos de língua portuguesa ao trabalho com a produção de texto nos últimos 25 anos. O corpus da pesquisa foi composto por quatro livros do 8° ano dos seguintes anos: 1980; 1994; 2006; 2015. As análises mostraram que o ensino da produção de texto nos livros didáticos mudou bastante com o passar do tempo. As produções textuais do livro de 1980 eram compostas apenas por sugestões de temas, não disponibilizando quaisquer orientações ao aluno. Já no livro de 1994, percebemos que a escrita com base nos gêneros textuais aparece, mas estes não são explorados. Da mesma forma, os alunos continuam solitários na tarefa de escrever textos. Por fim, nos livros de 2006 e 2015 percebemos um grande salto: eles não só apresentam produções voltadas aos gêneros textuais, como também se preocupam em trabalhar suas características, explicitar suas condições de produção e orientar durante todo o processo de escrita. Todavia, as propostas se configuram como essencialmente escolares, na medida em que os alunos interagem apenas com membros da comunidade escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica e/ou comparativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1789 10.33148/CES2595-4091v.34n.220191789 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1789 |
identifier_str_mv |
10.33148/CES2595-4091v.34n.220191789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1789/An%C3%A1lise%20hist%C3%B3rica%20do%20tratamento%20oferecido%20pelos%20livros%20did%C3%A1ticos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação 2595-4091 0102-4248 10.33148/CES2595-4091v.34n.22019 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042197022474240 |