Um olhar sobre o funcionamento das orientações para a produção de texto escrito no livro didático de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Camila Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3862
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento das formulações dos enunciados que orientam a produção de texto escrito, na coleção Português Contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso, que é organizada em três unidades e abrange sujeito-alunos do Ensino Médio. A coleção foi escolhida por ser uma das mais predominantes nas escolas, no período que compreende os anos de 2018, 2019 e 2020. O corpus de pesquisa foi demarcado a partir da leitura dos exercícios que indicam na orientação o trabalho com a produção de texto escrito. Para isso, assumimos como base teórica a Análise de Discurso (AD) de orientação Francobrasileira e o projeto de longa duração, intitulado História das Ideias Linguísticas (HIL), bem como autores que tratam da história do ensino no Brasil, principalmente no que tange à produção de texto escrito. Optamos pelo trabalho com a produção de texto escrito, visto que é uma das modalidades mais incisivas no período escolar que compreende os anos finais do ensino básico, também, por ser uma modalidade que nos causa incômodo acerca do modo como é disseminada pelo Livro Didático (LD). Sabemos que o instrumento didático em questão possui características próprias e que indicam uma estabilidade na disposição dos conteúdos, por isso ele se torna um material de pesquisa importante no cenário educacional. O nosso movimento de análise iniciou pelo gesto de leitura de arquivo. Foi esse movimento que possibilitou agrupar duas regularidades predominantes que foram organizadas em dois quadros. Cada quadro foi composto por Sequências Discursivas (SD´s), que apresentam na formulação uma repetibilidade de sentidos. O movimento de escritura foi alicerçado na contemplação da história, da teoria e dos gestos de análise a partir do entrelace desses três grandes pilares.
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Para isso, assumimos como base teórica a Análise de Discurso (AD) de orientação Francobrasileira e o projeto de longa duração, intitulado História das Ideias Linguísticas (HIL), bem como autores que tratam da história do ensino no Brasil, principalmente no que tange à produção de texto escrito. Optamos pelo trabalho com a produção de texto escrito, visto que é uma das modalidades mais incisivas no período escolar que compreende os anos finais do ensino básico, também, por ser uma modalidade que nos causa incômodo acerca do modo como é disseminada pelo Livro Didático (LD). Sabemos que o instrumento didático em questão possui características próprias e que indicam uma estabilidade na disposição dos conteúdos, por isso ele se torna um material de pesquisa importante no cenário educacional. O nosso movimento de análise iniciou pelo gesto de leitura de arquivo. Foi esse movimento que possibilitou agrupar duas regularidades predominantes que foram organizadas em dois quadros. Cada quadro foi composto por Sequências Discursivas (SD´s), que apresentam na formulação uma repetibilidade de sentidos. O movimento de escritura foi alicerçado na contemplação da história, da teoria e dos gestos de análise a partir do entrelace desses três grandes pilares.This research aims to analyze the formulation of the guidance statements of written text production, from the collection Português Contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso, which is organized in three units and encompasses high school subject-students. The collection was chosen because it is one of the most prevalent in schools, in the period comprising the years 2018, 2019 and 2020. The research corpus was delimited from the reading of the exercises that indicate, in the instruction, the work with the production of written text. For this purpose, we took as a theoretical basis the Discourse Analysis (DA) of French-Brazilian orientation, and the long-term project, entitled History of Linguistic Ideas (HLI), as well as authors who approach the history of teaching in Brazil, mainly in what concerns the production of written text. We chose to work with the production of written text, since it is one of the most incisive modalities in the school period that comprises the final years of basic education, also, because it is a modality that causes us discomfort about the way it is disseminated by the textbook ( TB). We know that the didactic instrument in question has its own characteristics and that they indicate a stability in the disposition of the contents, therefore, it becomes an important research material in the educational scenario. Our movement of analysis began with the gesture of file reading. It was this movement that made it possible to group two predominant regularities that were organized into two tables. Each table was composed of Discursive Sequences (DS’s), which present a repeatability of meanings in the formulation. The movement of writing was based on the contemplation of history, theory and gestures of analysis from the intertwining of these three great pillars.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-11-25T21:38:51Z No. of bitstreams: 1 FONTANA.pdf: 1203254 bytes, checksum: 2f554f64bcc589f09ff1d40ccfe56f4e (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T14:27:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTANA.pdf: 1203254 bytes, checksum: 2f554f64bcc589f09ff1d40ccfe56f4e (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T14:27:14Z (GMT). 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