Psychoanalysis and education: Transference in pre-school education
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Trópico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1878 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar o conceito de Transferência na educação infantil e na prática docente, sendo que, foi utilizada revisão bibliográfica como suporte teórico. A partir desta análise, propomos uma reflexão acerca da formação dos profissionais da educação no quadro da educação brasileira, pensando-se sobre as garantias constitucionais e as leis que regulamentam e que determinam a obrigatoriedade de oferta deste nível de ensino pelos agentes públicos. Com base na literatura pesquisada, propõe-se considerar a psicanálise como o alicerce que dará sustentação sobre a compreensão do funcionamento psíquico, psicossexual do sujeito, as relações objetivas e subjetivas entre aluno e professor resultando uma melhora na prática docente e a ressignificação da aprendizagem. É dentro desse viés teórico que se apresenta os conceitos psicanalíticos para a compreensão do desenvolvimento da criança e da prática docente, apresenta-se também a análise do conceito de transferência como mecanismo que favorece o desejo de ensinar e aprender na educação infantil. |
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Psychoanalysis and education: Transference in pre-school educationPsicoanálisis y educación: la transferencia en la educación infantilPsicanálise e educação: a transferência na educação infantilO presente artigo objetiva analisar o conceito de Transferência na educação infantil e na prática docente, sendo que, foi utilizada revisão bibliográfica como suporte teórico. A partir desta análise, propomos uma reflexão acerca da formação dos profissionais da educação no quadro da educação brasileira, pensando-se sobre as garantias constitucionais e as leis que regulamentam e que determinam a obrigatoriedade de oferta deste nível de ensino pelos agentes públicos. Com base na literatura pesquisada, propõe-se considerar a psicanálise como o alicerce que dará sustentação sobre a compreensão do funcionamento psíquico, psicossexual do sujeito, as relações objetivas e subjetivas entre aluno e professor resultando uma melhora na prática docente e a ressignificação da aprendizagem. É dentro desse viés teórico que se apresenta os conceitos psicanalíticos para a compreensão do desenvolvimento da criança e da prática docente, apresenta-se também a análise do conceito de transferência como mecanismo que favorece o desejo de ensinar e aprender na educação infantil. Fundação Joaquim Nabuco2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/187810.33148/cetropicov44n2(2020)art9Ciência & Trópico; Vol. 44 No. 2 (2020)Ciência & Trópico; Vol. 44 Núm. 2 (2020)Ciência & Trópico; v. 44 n. 2 (2020)2526-93720304-268510.33148/cetropicov44n2(2020)EDICAOCOMPLETAreponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1878/1594Copyright (c) 2020 MARCOS ROGÉRIO DOS SANTOS SOUZAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, MARCOS ROGÉRIO DOS SANTOSde Oliveira, Carla2020-12-28T21:55:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1878Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2020-12-28T21:55:15Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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