Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Júlio Resende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar e apresentar os resultados do design instrucional de um curso projetado para ser desenvolvido na modalidade Educação a Distância virtual, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. A metodologia utilizada para a construção do trabalho consistiu no estudo das teorias que sustentam a implantação de um curso web e sua aplicação em um projeto, contemplando as fases de elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação. Deve-se selecionar um AVA que fomente as interações entre os envolvidos no curso e aproveite as possibilidades da WEB 2.0. A sensação de solidão no ambiente virtual estimula a deserção e leva inúmeros alunos a abandonar um curso online. É importante considerar os estilos de aprendizagem de Felder e elaborar atividades que promovam a interação, aplicando-as mediante ferramentas e mídias adequadas a cada situação. As atividades devem ser construídas com base no construtivismo de Piaget e no sociointeracionismo de Vygotsky, aliadas a correntes pedagógicas pragmáticas. Os conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do designer instrucional, os recursos de design (Mapa de Atividades, Matriz de DI e Storyboard), as ferramentas do AVA e os recursos midiáticos adequados a cada objetivo de aprendizagem são imprescindíveis para o sucesso de um projeto educativo virtual focado na aprendizagem do aluno. PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design Instrucional. Mapa de Atividades. Matriz de DI. Storyboard. ANALYSIS OF INSTRUCTIONAL DESIGN OF THE COURSE “TEACHER TRAINING IN EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS” ABSTRACT This work aims to analyze and present the results of the instructional design of a course designed to be developed in the virtual distance education mode using the Virtual Learning Environment TelEduc. The methodology used for the construction of the work was the study of the theories that support the deployment of a web course and its application in a project, based in the stages of preparation, implementation, management and evaluation. Believe in the importance of select a Virtual Learning Environment that fosters interactions between those involved in the course and enjoy the possibilities of WEB 2.0. The feeling of loneliness in the virtual environment encourages desertion and leads many students to abandon an online course. It is important to consider the Felder’s learning styles and develop activities that promote interaction, by applying the tools and media appropriate to each situation. The activities should be built on the Piaget’s constructivism and Vygotsky’s social interactionism, coupled with pragmatic pedagogical trends. The pedagogical and technological knowledge of instructional designer, the design features (Map of Activities, Matrix of Instructional Design and Storyboard), the tools of the Virtual Learning Environment and media resources appropriate to each learning objective are essential to the success of an educational project focused virtual in student learning. KEYWORDS: Virtual Learning Environment. Instructional Design. Map of Activities. Matrix of Instructional Design. Storyboard.
id FUNDAJ-1_7392d43a686e2362eeabdb74047d21a9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/869
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar e apresentar os resultados do design instrucional de um curso projetado para ser desenvolvido na modalidade Educação a Distância virtual, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. A metodologia utilizada para a construção do trabalho consistiu no estudo das teorias que sustentam a implantação de um curso web e sua aplicação em um projeto, contemplando as fases de elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação. Deve-se selecionar um AVA que fomente as interações entre os envolvidos no curso e aproveite as possibilidades da WEB 2.0. A sensação de solidão no ambiente virtual estimula a deserção e leva inúmeros alunos a abandonar um curso online. É importante considerar os estilos de aprendizagem de Felder e elaborar atividades que promovam a interação, aplicando-as mediante ferramentas e mídias adequadas a cada situação. As atividades devem ser construídas com base no construtivismo de Piaget e no sociointeracionismo de Vygotsky, aliadas a correntes pedagógicas pragmáticas. Os conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do designer instrucional, os recursos de design (Mapa de Atividades, Matriz de DI e Storyboard), as ferramentas do AVA e os recursos midiáticos adequados a cada objetivo de aprendizagem são imprescindíveis para o sucesso de um projeto educativo virtual focado na aprendizagem do aluno. PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design Instrucional. Mapa de Atividades. Matriz de DI. Storyboard. ANALYSIS OF INSTRUCTIONAL DESIGN OF THE COURSE “TEACHER TRAINING IN EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS” ABSTRACT This work aims to analyze and present the results of the instructional design of a course designed to be developed in the virtual distance education mode using the Virtual Learning Environment TelEduc. The methodology used for the construction of the work was the study of the theories that support the deployment of a web course and its application in a project, based in the stages of preparation, implementation, management and evaluation. Believe in the importance of select a Virtual Learning Environment that fosters interactions between those involved in the course and enjoy the possibilities of WEB 2.0. The feeling of loneliness in the virtual environment encourages desertion and leads many students to abandon an online course. It is important to consider the Felder’s learning styles and develop activities that promote interaction, by applying the tools and media appropriate to each situation. The activities should be built on the Piaget’s constructivism and Vygotsky’s social interactionism, coupled with pragmatic pedagogical trends. The pedagogical and technological knowledge of instructional designer, the design features (Map of Activities, Matrix of Instructional Design and Storyboard), the tools of the Virtual Learning Environment and media resources appropriate to each learning objective are essential to the success of an educational project focused virtual in student learning. KEYWORDS: Virtual Learning Environment. Instructional Design. Map of Activities. Matrix of Instructional Design. Storyboard.Fundação Joaquim Nabuco2013-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869Ciência & Trópico; Vol. 34 (2010)Ciência & Trópico; Vol. 34 (2010)Ciência & Trópico; v. 34 (2010)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869/590Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Júlio Resende2014-10-03T12:54:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/869Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:54:44Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
title Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
spellingShingle Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
Costa, Júlio Resende
title_short Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
title_full Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
title_fullStr Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
title_full_unstemmed Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
title_sort Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”
author Costa, Júlio Resende
author_facet Costa, Júlio Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Júlio Resende
description RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar e apresentar os resultados do design instrucional de um curso projetado para ser desenvolvido na modalidade Educação a Distância virtual, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. A metodologia utilizada para a construção do trabalho consistiu no estudo das teorias que sustentam a implantação de um curso web e sua aplicação em um projeto, contemplando as fases de elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação. Deve-se selecionar um AVA que fomente as interações entre os envolvidos no curso e aproveite as possibilidades da WEB 2.0. A sensação de solidão no ambiente virtual estimula a deserção e leva inúmeros alunos a abandonar um curso online. É importante considerar os estilos de aprendizagem de Felder e elaborar atividades que promovam a interação, aplicando-as mediante ferramentas e mídias adequadas a cada situação. As atividades devem ser construídas com base no construtivismo de Piaget e no sociointeracionismo de Vygotsky, aliadas a correntes pedagógicas pragmáticas. Os conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do designer instrucional, os recursos de design (Mapa de Atividades, Matriz de DI e Storyboard), as ferramentas do AVA e os recursos midiáticos adequados a cada objetivo de aprendizagem são imprescindíveis para o sucesso de um projeto educativo virtual focado na aprendizagem do aluno. PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design Instrucional. Mapa de Atividades. Matriz de DI. Storyboard. ANALYSIS OF INSTRUCTIONAL DESIGN OF THE COURSE “TEACHER TRAINING IN EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS” ABSTRACT This work aims to analyze and present the results of the instructional design of a course designed to be developed in the virtual distance education mode using the Virtual Learning Environment TelEduc. The methodology used for the construction of the work was the study of the theories that support the deployment of a web course and its application in a project, based in the stages of preparation, implementation, management and evaluation. Believe in the importance of select a Virtual Learning Environment that fosters interactions between those involved in the course and enjoy the possibilities of WEB 2.0. The feeling of loneliness in the virtual environment encourages desertion and leads many students to abandon an online course. It is important to consider the Felder’s learning styles and develop activities that promote interaction, by applying the tools and media appropriate to each situation. The activities should be built on the Piaget’s constructivism and Vygotsky’s social interactionism, coupled with pragmatic pedagogical trends. The pedagogical and technological knowledge of instructional designer, the design features (Map of Activities, Matrix of Instructional Design and Storyboard), the tools of the Virtual Learning Environment and media resources appropriate to each learning objective are essential to the success of an educational project focused virtual in student learning. KEYWORDS: Virtual Learning Environment. Instructional Design. Map of Activities. Matrix of Instructional Design. Storyboard.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/869/590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 34 (2010)
Ciência & Trópico; Vol. 34 (2010)
Ciência & Trópico; v. 34 (2010)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042569689530368