Preservação do passodo e teorização filosófica: observações sobre o pensamento latino-americano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Nelson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/478
Resumo: RESUMO Em seu conjunto, o pensamento filosófico latino-americano pode ser considerado como resultado de condições históricas complexas, que incluem a fundamental influência dos padrões europeus, com seus temas específicos, e as tentativas nacionais de elaboração de reflexões. Em alguns países, entretanto, como no caso do México, aquelas condições representam uma marca profunda, que corresponde ao fato de que houve uma conquista por parte dos europeus, que com sua chegada destruíram formas culturais autóctones. Por outro lado, pode-se colocar o problema de ser a filosofia um saber universal, sendo questionável a existência de versões nacionais da cultura filosófica. Se estas versões são legítimas, então a filosofia latino-americana aparece como formação peculiar, e uma de suas características fundamentais se acha na necessidade de discutir e analisar sua própria validade. Como todas as filosofias, o pensamento latino-americano (com suas variáveis nacionais) emerge historicamente dentro de horizontes próprios, que se definem à medida em que se tornam autônomos. ABSTRACT Preservation of the past and philosophical theory: observations of Latin American thought. v. 19, n. 2, p. 295-302, jul./dez. 1991. As a whole, Latin American philosophical thought can be considered to be the result of complex historical conditions that include a fundamental influence of European patterns with their specific themes and national attempts of elaboration and reflection. In some countries, however, as in the case of Mexico, those conditions represent a profound distinction that corresponds to the fact that there were a “conquest” on the part of the Europeans, who with their arrival destroyed autochtonous cultural forms. On the other hand, if one puts the problem of Philosophy as being a universal knowledge, the existence of national “versions” of philosophical culture is questionable. If these versions are legitimate, then Latin American Philosophy appears as a peculiar formation, and one of its fundamental characteristics is found in the necessity to discuss and analyse its own validity. Like all philosophies, Latin American (with its national variations) emerges historically within its own horizons that are defined as they become autonomous. RESUMÉ La préservation du passé et la théorisation philosophique: quelques observations sur la pensée latino-américaine. v. 19, n. 2, p. 295-302, jul./dez. 1991. Dans son ensemble, la pensée philosophique latino-américaine peut être considérée comme le résultat des conditions historiques complexes, voire l’influence des modèles européens et les tentatives nationales d’élaboration de réflexions. Dans quelques pays, au Méxique par exemple, ces conditions représentent une marque profonde qui correspond au fait d’avoir exister une “conquête” du côte des européens qui ont détruit eux-mêmes, lors de leur arrivée, les formes de culture autoctone. L’article met en évidence la philosophie comme un savoir universel, l’existence des “versions” nationales de la culture philosophique peut être vue comme quelque chose de soupçonnable. Si de l’autre côté, ces versions sont légitimes, alors la philosophie latino-américaine apparaît comme une formation particulière et l’une de ses caractéristiques fondamentales c’est exactement le besoin de discuter et d’analyser sa propre validité. La pensée latino-américaine émerge, historiquement, dans des horizons propres qui se définissent dans la mesure qu’ils deviennent autonomes.
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