PREVISÃO DE ANALISTAS E AS ESTRATÉGIAS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS UTILIZADAS PARA EVITAR SURPRESA NOS LUCROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jislene Trindade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paulo, Edilson, de Melo, Clayton Levy Lima, Mota, Renato Henrique Gurgel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6853
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar se as empresas listadas na listadas na B3, no período de 2010 a 2015 gerenciaram seus resultados, simultaneamente, por atividades reais e por accruals discricionários para evitar surpresa nos lucros. A investigação reúne entre 1.617 a 513 observações de empresas não financeiras e seguradoras. Os dados foram coletados no banco de dados da Bloomberg®. A surpresa nos lucros foi identificada por meio do erro de previsão dos analistas financeiros, calculado pela diferença percentual entre o lucro previsto pelos analistas e o lucro real da empresa. As proxies de gerenciamento de resultados contábeis utilizadas foram os níveis anormais de atividades reais e os accruals discricionários, estimados por meio de regressões ano a ano. A partir de regressões pelo método pooling of independente cross section com dummies para ano, os resultados revelaram que os accruals dicionários influenciam positivamente a surpresa nos lucros, sugerindo que quanto maior o erro de previsão dos analistas financeiros, maior o nível de gerenciamento de resultados por escolhas contábeis. Entretanto, o mesmo não se observou em relação ao gerenciamento de resultados por atividades reais. Assim, não foram encontrados indícios de que são adotadas, simultaneamente, o gerenciamento de resultados por atividades reais e por accruals discricionários para evitar surpresa nos lucros. Os resultados fornecem informações a reguladores e investidores ao evidenciar que o atendimento a previsão de lucro dos analistas financeiros não é incentivo para os gestores gerenciarem seus resultados no mercado de capitais brasileiros.
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