O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vinícius Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paulo, Edilson, do Monte, Paulo Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste em avaliar se a acurácia da previsão de lucro de analistas é influenciada pelos níveis de gerenciamento de resultados contábeis. Para isso, utilizou-se um painel de dados com 43 empresas de capital aberto, listadas entre o 4º trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014. Como métrica para gerenciamento de resultados, fez-se o uso do modelo de Dechow et al (2012), já a acurácia da previsão foi estimada pelo erro da previsão dos analistas. Modelos de dados em painel e regressão quantílica foram utilizados, onde permitiu avaliar a relação das variáveis do estudo em toda distribuição condicional da variável dependente. Os resultados evidenciaram que o volume médio dos accruals discricionários relaciona-se positivamente com o erro médio da previsão. Por outro lado, quando os resultados da empresa estão distantes da previsão o volume de accruals é menos elevado, indicando menor nível de gerenciamento de resultados contábeis. Essas evidências sugerem que os gestores são mais incentivados a gerenciar resultados quando estão próximos de atingir a previsão dos analistas. Os testes de robustez confirmaram essas evidências. Esses resultados implicam em algumas questões. Primeiro, percebe-se que os analistas de mercado podem influenciar os resultados de uma empresa, isto é, há fortes indícios de que as empresas gerenciam seus lucros quando estão próximas de alcançar a meta (consenso da previsão). Por fim, questiona-se se os melhores níveis de acurácia é produto da competência dos analistas ou é determinada, em parte, por comportamentos oportunistas dos gestores (gerenciamento de resultados).
id FURB-5_c0093a93d324d3d467a68de0e8410b47
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5175
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?Gerenciamento de resultadosAcurácia da previsãoAnalistas de mercado.O objetivo do presente estudo consiste em avaliar se a acurácia da previsão de lucro de analistas é influenciada pelos níveis de gerenciamento de resultados contábeis. Para isso, utilizou-se um painel de dados com 43 empresas de capital aberto, listadas entre o 4º trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014. Como métrica para gerenciamento de resultados, fez-se o uso do modelo de Dechow et al (2012), já a acurácia da previsão foi estimada pelo erro da previsão dos analistas. Modelos de dados em painel e regressão quantílica foram utilizados, onde permitiu avaliar a relação das variáveis do estudo em toda distribuição condicional da variável dependente. Os resultados evidenciaram que o volume médio dos accruals discricionários relaciona-se positivamente com o erro médio da previsão. Por outro lado, quando os resultados da empresa estão distantes da previsão o volume de accruals é menos elevado, indicando menor nível de gerenciamento de resultados contábeis. Essas evidências sugerem que os gestores são mais incentivados a gerenciar resultados quando estão próximos de atingir a previsão dos analistas. Os testes de robustez confirmaram essas evidências. Esses resultados implicam em algumas questões. Primeiro, percebe-se que os analistas de mercado podem influenciar os resultados de uma empresa, isto é, há fortes indícios de que as empresas gerenciam seus lucros quando estão próximas de alcançar a meta (consenso da previsão). Por fim, questiona-se se os melhores níveis de acurácia é produto da competência dos analistas ou é determinada, em parte, por comportamentos oportunistas dos gestores (gerenciamento de resultados).Universidade Regional de Blumenau2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175Revista Universo Contábil; v. 12 n. 3 (2016); 73-901809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175/3383Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vinícius GomesPaulo, Edilsondo Monte, Paulo Aguiar2022-07-21T03:20:55Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5175Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:20:55Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
title O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
spellingShingle O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
Martins, Vinícius Gomes
Gerenciamento de resultados
Acurácia da previsão
Analistas de mercado.
title_short O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
title_full O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
title_fullStr O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
title_full_unstemmed O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
title_sort O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
author Martins, Vinícius Gomes
author_facet Martins, Vinícius Gomes
Paulo, Edilson
do Monte, Paulo Aguiar
author_role author
author2 Paulo, Edilson
do Monte, Paulo Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vinícius Gomes
Paulo, Edilson
do Monte, Paulo Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de resultados
Acurácia da previsão
Analistas de mercado.
topic Gerenciamento de resultados
Acurácia da previsão
Analistas de mercado.
description O objetivo do presente estudo consiste em avaliar se a acurácia da previsão de lucro de analistas é influenciada pelos níveis de gerenciamento de resultados contábeis. Para isso, utilizou-se um painel de dados com 43 empresas de capital aberto, listadas entre o 4º trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014. Como métrica para gerenciamento de resultados, fez-se o uso do modelo de Dechow et al (2012), já a acurácia da previsão foi estimada pelo erro da previsão dos analistas. Modelos de dados em painel e regressão quantílica foram utilizados, onde permitiu avaliar a relação das variáveis do estudo em toda distribuição condicional da variável dependente. Os resultados evidenciaram que o volume médio dos accruals discricionários relaciona-se positivamente com o erro médio da previsão. Por outro lado, quando os resultados da empresa estão distantes da previsão o volume de accruals é menos elevado, indicando menor nível de gerenciamento de resultados contábeis. Essas evidências sugerem que os gestores são mais incentivados a gerenciar resultados quando estão próximos de atingir a previsão dos analistas. Os testes de robustez confirmaram essas evidências. Esses resultados implicam em algumas questões. Primeiro, percebe-se que os analistas de mercado podem influenciar os resultados de uma empresa, isto é, há fortes indícios de que as empresas gerenciam seus lucros quando estão próximas de alcançar a meta (consenso da previsão). Por fim, questiona-se se os melhores níveis de acurácia é produto da competência dos analistas ou é determinada, em parte, por comportamentos oportunistas dos gestores (gerenciamento de resultados).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5175/3383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 12 n. 3 (2016); 73-90
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945116926246912